Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



segunda-feira, 20 de junho de 2005

AO SOM DO HIP HOP

Conforme já havia sido denunciado no artigo "Violência e Axé Music", a onda de agressões e de insegurança continua na rede municipal de educação, com a tendência a migrar cada vez mais para o centro da cidade. No IMACO, nos últimos dias da greve, no noturno, quando alguns colegas estavam trabalhando, a escola foi procurada por dezenas - dezenas mesmo- de guardas municipais e ali chegaram em, pelo menos, três viaturas.

Eles detiveram um aluno maior de idade e procuravam outros três. O motivo: na saída do parque municipal, um grupo de alunos cruzou com cerca de quatro GMP. Ao sairem do parque, um dos alunos se virou e atirou com arma de fogo contra os GMP e correram todos. Um dos supostos agressores foi pego e os demais fugiram.

No turno da tarde dessa mesma escola, na última quarta ou quinta-feira (16 ou 17 de junho), um membro da direção escolar foi agredido por um aluno. Não fui informado se o sindicato foi colocado a par da situação e quais foram as atitudes tomadas pela Gerência de Educação do Centro e zona sul e pela direção escolar.

As duas colegas que narraram o ocorrido, disseram é crescente a impunidade dos alunos naquela unidade e assim deve ser, em outras unidades, uma vez que os colegas diretores, professores, principalmente da PBH, não se posicionam. Falo sempre com os colegas de minha escola (que, embora de periferia, tem bom clima e relativa segurança) da necessidade de nos unir e tomarmos atitudes firmes contra qualquer tipo de agressão. Se uma pessoa for agredida, inúmeras outras poderão ser e é mais fácil nos prevenir que remediar.

Sugiro ao nosso sindicato que tome imediatamente a iniciativa de convocar um fórum para discutir sobre o assunto, convidando a Promotoria, a Prefeitura, a GMP, as polícias civil e militar, o Juizado da Criança e Adolescente e os conselhos tutelares e de Educação. Serão, as leis de proteção à criança e ao adolescente exageradas? Será preciso rever o Estatuto da Criança e do Adolescente? Vamos conversar com todos os órgãos que tratam disto.
Não é possível esperar pela próxima vítima para tomarmos providências. Não vamos esperar para fabricar um@ mártir, vamos?

3 comentários:

Anônimo disse...

Só para constar: enquanto isto as propostas ingênuas de combater a violência SOMENTE com Hip Hop, pagode e axé continuam.

Anônimo disse...

O membro da direção da E. M IMACO não foi agredido como dito no artigo original. Na verdade foi uma ameaça de morte que recebeu por parte de um aluno que foi pego cheirando e vendendo na escola.

Anônimo disse...

Cadê a Pilar?
Cadê o Carlão?
Cadê o Rogério Correia?
Cadê a Neila?
Onde andam Neusinha Santos, Caixeta,Arnaldo Godoy,todos os que "trabalham pela vida" e defendem um "sol para todos"?
Cadê a turma que balançou as bandeiras vermelhas na campanha?
Onde está todo mundo?
Talvez nos gabinetes e se achando o máximo por ter conseguido um carguinho na prefeitura.
Aguardem. A hora de voces vai chegar.