1- Manutenção do ensino médio pela PBH - Retornando o antigo acordo junto ao governo estadual do repasse de verbas
2- Criação e retorno de curso técnico profissionalizante.
3- Aprovações de passe estudantil para alunos de escolas públicas comprovadamente matriculados e freqüentes
* 4- Multa na bolsa escola no valor de desconto de 3 dias para alunos que apresentarem mais de 3 registros de indisciplina em um mês - As multas serão proporcionais as ocorrências registradas
5- Abatimento de 3 % no valor do pagamento do IPTU para pais de alunos que comparecerem a todas as reuniões e convocações da escola
7- Interação entre avaliação quantitativa e qualitativa, ou seja, avaliação formativa sem privilegiar uma em detrimento da outra. Na avaliação Quantitativa deverá ocorrer retenção aos alunos com rendimento menor que 60% em três ou mais disciplinas, após esgotadas todas as tentativas de recuperação
8- Implantação de um sistema padrão Município-Estado (ou toda as escolas funcionam trimestralmente ou bimestralmente)
9- Aberturas de dia escolares com palestras aos pais - Presença obrigatória de acordo com o item 5- sobre direitos e deveres dos alunos
10- Presença de profissionais psico- pedagógicos para atenderem e acompanharem casos especiais de inclusão - (Alunos portadores de deficiências e ou patologias mentais que estão em regime de socialização)
11- Criação de escolas especiais para alunos incluídos - (Uma escola para cada regional, atendendo casos de liberdade assistida, os de inclusão e analfabetos que sofreram progressão sem a devida base) - Os professores que desejarem trabalhar nestas unidades, deverão ser selecionados por perfil através de profissionais (Psicólogos) e deverão ter aptidão para alfabetização. Criação de piso salarial diferenciado para esta categoria de no mínimo 5% a mais sobre as escolas com clientela comum
12- Remanejamento de alunos por retenção na mesma etapa consecutiva - Alguns alunos estão permanecendo na escola para distribuir drogas e formam assim um ¨mini centro de distribuição”. O remanejamento Tb devera ser usado para desfazer grupos de alunos altamente indisciplinados
13 - Retorno da reprovação por desempenho no meio da etapa - Atualmente, é impossível o aluno recuperar o conteúdo perdido ao final de um ciclo, como é praticamente inviável e desumano reter um aluno ao final de um ciclo inteiro
14- Recuperação paralela - O aluno fará a recuperação fora do turno em que está matriculado, devendo realizá-la em período extra turno com o professor da disciplina em que se encontra defasado
15-Retorno de espaço para projeto pedagógico para a realização de conselhos e elaboração de estratégias pedagógicas sem prejuízo da carga horária do aluno ou professor
16 - Pensar em mecanismos legais de como acabar com as drogas circulantes nas escolas
17 - Escola de tempo integral- Como transformá-la em uma realidade ?
18 - Reajuste salarial - Nós professores, estamos com uma defasagem salarial em torno de 50%
19 -Retorno do "Pè Na Cova - O professor fica cumprindo seu horário na escola prestando outros serviços que não lecionar quando estiver faltando cinco anos para a sua aposentadoria
20- ´Plano de saúde para os profissionais do ensino - Tornar viável através de concorrência pública, um plano de saúde extensível aos familiares pago pela PBH
21-Maior agilidade na quitação de vantagens: Os processos de venda ou gozo de férias prêmio e outros direitos demoram demais a serem quitados. Por que não agilizá-los ? Multa em 3% sobre o valor montante de direito ao trabalhador por cada mês em atraso
22-Criar parcerias com clubes de BH afim de atenderem alunos com talentos específicos
23-Modificar os nomes aos anos ou séries escolares que estão em uso. Atualmente, nem os pais, alunos e até mesmo alguns professores tem dificuldade de perceber em que série o aluno está.
Uma proposta seria: 1º Ciclo - turmas 11,12,13 etc
24- Garantia de formação em serviço fora do horário escolar
25- Desvinculação das UMEÍs em relação às escolas núcleos - Cada Umei se torna uma unidade escolar independente
26 Criação de uma entidade denominada Caixa Escolar das Escolas Municipais de Belo Horizonte, para fins de contratação de pessoal e outros,
27 Criar um cargo de gerente administrativo escolar para cuidar das questões administrativas e financeiras
28- Extensão dos benefícios funcionais para os trabalhadores contratados pelo caixa escolar
29- Garantia ao profissional que se encontra em desvio de função por aval médico, do calendário a ser seguido ser o de sua categoria de origem
30- Maior flexibilização da SMED em relação ao calendário escolar, dando às escolas mais autonomia, dentro dos parâmetros estabelecidos pela LDB
31 - Redução do nº de alunos por turma de 35 para 25 OBS Que seja através de projeto de lei
32- Criação de uma estrutura administrativa de apoio as direções escolares na própria escola EX: Assistente administrativo, gerente administrativo para cuidar das questões exclusivamente administrativas
33 – Revisão do plano de qualificação dos professores _Tempo Menor e custeio pela PBH
34- Retorno do recesso escolar de 30 dias em Julho e garantia das férias em Janeiro (200 dias letivos são suficientes )
35- Decidido hoje – Elaboração de uma comissão para avaliação das propostas encaminhadas pelos professores Municipais – Os professores deverão ser ouvidos diretamente sem intermediários .
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Um comentário:
Muito bom. Dá para negociar com a Prefeitura sem o sindicato? Isso isola o sindicato? Precisamos de sindicato?
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