Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



sábado, 28 de outubro de 2006

Lula não avança um palmo no setor educacional

Lula não avança um palmo no setor educacional

PT, de fato, torna nosso país mais burro

Daqui a poucas horas o Brasil vai reeleger o presidente Lula. Durante toda a campanha, apesar de minha não adesão a qualquer candidatura, centrei críticas mais ferozes em Lula e sua turma. Na Internet, falei da corrupção ? o que todos sabem. Aquela coisa lá do Lula ter formado a quadrilha que formou. No jornal O Estado de São Paulo, procurei exercer minha tarefa de filósofo de uma forma mais específica, quase técnica. Então, localizei como tema de minhas intervenções a educação.

Considero que o Governo Lula, para a educação, foi o governo que mais mentiu em todo o nosso trajeto da nova democracia, inaugurada em 1985. Alguns colegas honestos, duvidaram de mim. Na quinta feira passada, dia 26, o relatório da UNESCO relativo à educação mundial, divulgado oficialmente em Nova York e publicado parcialmente na imprensa brasileira, veio confirmar o que eu falei e, mais ainda, o que eu temia: o Brasil é um desastre educacional. Tal desastre não é fruto somente "das elites", agora, mas também dos que disseram que iriam governar para os pobres. Lula, eleito para tal, investiu mal.

Os resultados educacionais do Brasil em termos qualitativos não melhoraram. Nem um pouco. Nem aquilo que se esperava possível em quatro anos. Os governos FHC e Lula, no relatório, aparecem elogiados, mas apenas pelo mesmo tipo de iniciativa, que a meu ver é mero populismo: a bolsa escola de FHC e a bolsa família de Lula. O elogio, no então, é anulado pelas considerações gerais, bastante negativas para o país. O Brasil, entre 127 países, ocupa o septuagésimo segundo lugar no ranking de desenvolvimento que avalia o grau de cumprimento das metas traçadas na Conferência Mundial de Educação, no Senegal, em 2000. Ficamos atrás do Paraguai e uma posição somente à frente da Síria.

Qual nossa principal desgraça?

O que mais prejudica o desempenho de nosso país no índice, como é possível aferir em uma primeira leitura do relatório, são as taxas de repetência e evasão no ensino fundamental. Isso reflete negativamente no cálculo da taxa de estudantes que iniciaram o ensino fundamental e conseguem chegar ao menos até o quinto ano. Além disso, nosso país é sempre um dos últimos colocados nos exames do Pisa (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Alunos), prova da "Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico" que compara o desempenho de estudantes entre países. É claro que, aqui, na avaliação numérica, podemos apenas ter uma visão geral. Mas essa visão geral, que nos coloca em uma posição igualzinha a do relatório anterior, sem progresso algum, mostra não só o fracasso do Governo Lula na educação, mas o fato de que estamos patinando em nossa trajetória democrática. Estamos há mais de vinte anos vivendo em regime democrático e não conseguimos mostrar

para nós mesmos que, sob nosso próprio comando, faríamos melhor que quando tínhamos delegado o comando aos militares. Pioramos com eles, certamente. Mas agora já era hora de não mais culparmos o passado por erros do presente.

.

Lula, de fato, fracassou. Quis mexer na educação como sindicalista, não como estadista. Ou seja: quis aumentar o número de funcionários públicos de universidades e ampliar unidades, não quis enveredar pelo trabalho de ver a melhoria de qualidade de cada sala de aula. Aliás, o PROUNI é mais uma peça para colocar alunos em faculdades particulares que estavam deficitárias do que para promover o aluno. É uma forma tramada entre o Governo e os donos de escolas para salvar essas escolas ? só isso. No cômputo geral, daqui uns anos, vamos provar que o PROUNI não melhorou em nada a educação brasileira do ponto de vista da qualidade.

De fato, esse Governo do PT não poderia mesmo funcionar na educação. A equipe que Lula trouxe para o MEC é a pior em toda a nossa democracia. Trabalhei com várias equipes do MEC, em vários governos, nunca vi tamanha ignorância em um staff. Nem no período Collor se chegou a tal imbecilidade. Lula comprou o apoio de determinados intelectuais e, nos cargos chave, manteve os mais inaptos. Veja a barbárie: esses dias um assessor do MEC solicitou um texto meu para uma coletânea, e eu fiz o trabalho, mas não puderam aproveitar o texto pois não conseguiram abrir o arquivo em PDF! Quando eu abri para eles e os chamei de incompetentes, ficaram bravos e, então, dispensaram meu trabalho. Aliás, nem poderiam mesmo entender o trabalho. Mas não deixei por menos, disse a eles que quem não abre um arquivo PDF e está no MEC, dirigindo a educação brasileira, deveria se matar. Guardei a comunicação entre eu e o MEC só para exibir os erros de português do funcionário ? de alto escalão ? nos

e-mails.

Quem são os funcionários do MEC que não são de carreira, isto é, os que foram colocados pelo Lula e pelo PT? São os que estão adiante de projetos, e tais projetos não podem avançar, pois esses funcionários são incompetentes. O próprio ministro da Educação, quem é? É um João-ninguém. Nunca vi nada de útil escrito por aquele inválido. O que o MEC tem, como todo o Governo Lula tem, é propaganda. Nisso, Lula supera os governos militares, que eram os reis da propaganda, e supera de longe FHC, que também não poupou as agências de marketing de trabalho duro. A diferença, no entanto, é que a propaganda do Lula é apenas propaganda. Está aí o relatório da UNESCO, que desmonta a farsa.

Daqui a pouco você estará indo votar na mera propaganda, mesmo contra todas as evidências de que Lula fracassou. Você terá um bocado de justificativas para agir assim. Desculpa para si mesmo diante do espelho ? sei bem como cada um consegue isso. Mas no fundo você saberá que, desta vez, votou em alguém que roubou o seu dinheiro como nunca e criou um lema inédito: "rouba e não faz, mente". Você, não eu, vai contribuir para que o Brasil seja o que já é, um país mais burro.

Paulo Ghiraldelli Jr. "O filósofo da cidade de São Paulo".

www.ghiraldelli.pro.br

www.filosofia.pro.br

Paulo Ghiraldelli Jr.

O Filósofo da Cidade

de São Paulo

Site: www.ghiraldelli.pro.br

Revista: www.revistapronto.com.br

Portal: www.filosofia.pro.br

Nenhum comentário: