Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



domingo, 26 de março de 2006

A CUT virou pelega?

A CUT virou pelega?

Há uma razão para essa pergunta, pois a CUT sempre foi identificada com um sindicalismo combativo e, ao mesmo, com o Partido dos Trabalhadores;
muitas vezes foi vista como sendo o "braço sindical do PT". Apesar de ser uma visão imprecisa, há um fundo de verdade nela e assim foi encarada pela maior parte da sociedade, pois a maioria dos dirigentes da central sindical está vinculada ao PT, e atualmente os dirigentes fazem parte da ELITE POLÍTICA DO BRASIL . Porém vale lembrar que sindicalistas de outros partidos também participam da mesma central. É importante destacar ainda que um sindicato deve ser independente de qualquer partido político, deve representar todos os trabalhadores, independentemente de sua filiação partidária ou definição ideológica. A CUT sempre foi vista como um movimento de defesa dos interesses dos trabalhadores e, nesse sentido, como um movimento de "oposição". Oposição a que? Oposição à política de vários governos anteriores, entendidos como não comprometidos com os principais interesses dos trabalhadores, desde o conservadorismo de Figueiredo e Sarney, até o neoliberalismo de Collor e Fernando Henrique; oposição aos interesses patronais e imperialistas, impostos ao país principalmente a partir das exigências do FMI.
Mas e agora que o PT é governo e a maioria dos líderes sindicais "cutistas" estão ligados ao PT, qual será seu comportamento?
Apoiará simplesmente as medidas do governo, ou consultará os trabalhadores?
Continuará a defender e praticar um sindicalismo "de combate", tal como em sua origem?
Duvido ! ! a CUT irá para lona bem logo e junto a ela irá os sindicalistas profissionais que ela criou e financiou

O MI"LL"ITANTE

Nenhum comentário: