Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



quinta-feira, 7 de abril de 2011

SERÁ MESMO "SEM PRECEDENTES" esses onze estudantes morrerem na escola??

 Segundo reportagem na webpage da editora abril "guiadoestudante" "Haddad disse que hoje é um dia de luto para a educação brasileira e que essa é uma tragédia sem precedentes." 


(leia na íntegra clicando nesse link)
 Onze estudantes morrem em tragédia dentro de escola do Rio de Janeiro - Guia do Estudante 

"SEM PRECEDENTES"??

Será que nunca aconteceu antes?
Muitas escolas, como a EMDO, onde dei aulas, não tiveram vários alunos exterminados pela guerra do trafico?
Essas tragédias não poderiam ter sido evitadas com a atuação efetiva de outros profissionais preparados para previnir,  interferir e agir nesses casos?
Por que deixam para as Escolas e seus professores enfrentar essas situações diariamente ?!
O que são as escolas hoje que andam importando e exportando violência ??
Onde estava o segurança da Escola Municipal Tasso da Silveira? Há seguranças nessa Escola?!
Por que as modernas diretrizes pedagógicas também fracassam e até agravam  problemas que os modelos tradicionais e tecnicistas não enfrentavam?

É SIMPLES! Por que insistimos em gastar menos de um salário mínimo para educar um aluno, quando pagamos mais de dois mil reais para manter um condenado em pocilgas e em "escolas do crime"  preparando-os eficientemente para nos roubar e matar. Além disso, ainda sustentamos as famílias desses condenados! Gastamos, por exemplo, enormes quantias para manter um sistema judiciário lerdo e dispendioso e muito pouco com o ensino nas escolas. Falta dinheiro para aparelhá-las com profissionais que poderiam lidar com a diversidade de problemas a que atualmente estão expostas: seguranças, assistentes sociais, psicólogos, profissionais da saúde, entre outras especialidades. O dinheiro para contratá-los não aparece porque muitos dos nossos gerentes públicos são e ou estão submetidos ao desmandos e interesses de corruptos e corruptores.
Corruptos e corruptores (de forma curta e didática) são uma espécie sofisticada de bandidos que se apropriam de cargos públicos e, como PILATUS, embolsam a grana dos impostos que pagamos com a melhor das intenções, se lavam e enxugam  neles para, em seguida deixar correr todo tipo de estupidez e insanidade com a coisa pública. Depois de manifestada uma tragédia como a da escola do Rio, mais que anunciada, ficam se lamentando horrorizados e aparentemente indignados: "Oh! "SEM PRECEDENTES!" "Como poderia ter acontecido isso?!" "Quem poderia prever?!".

Claro que é "sem precedentes", novidade alguma, não dá pra se prever porque, do jeito que os governos vão levando as escolas, só tende acontecer, a cada novo fato, coisa pior mesmo!!! Esses massacres só acontecem porque, para a dimensão do problema, muito pouco está sendo feito!!!! Não há interesse político e público de se fazer algo acertado e suficiente para solucionar problemas cabeludos que deixam para que nossas escolas resolvam. Os problemas que geram essas calamidades não são resolvidos  porque fazer isso é complexo e dispendioso!!!! Estamos tapando o sol com a peneira e enxugando enchente com pano-de-chão. As escolas são essas peneiras e panos sujos que estão servindo de material de propaganda enganosa e de assistência social barata. Agora são até ALVO PREFERENCIAL da imbecilidade social!!!! As escolas não têm mais espaço para educar e ensinar. Educar está fora de moda! Os alunos já aprendem a ser civilizados e adquirem os conhecimentos necessários para exercer sua cidadania por osmose, na vida e pela Internet, graças às Associações Comunitárias, ONGS e Redes Sociais!!!! São esses, em resumo, os argumentos que sustentam as tais novas "dEreItrizes" pedagógicas, uma maneira de deixar a educação algo bem barato e BEM AMPLO!!! O professores, por outro lado, são uns inúteis alienados que só impingem aos alunos, em cuspe e giz, seu "conteudismo" anacrônico!!!

Como exemplo dessas dEreItrizes "pernalongas", temos escolas ditas Integrais que enfiam o aluno que mal cabe num turno em outro turno e vice-versa, abarrotando as escolas que já carecem de espaço físico e lidam sozinhas com uma rebeldia incentivada por nossos gerentes e modelos midiáticos e reproduzida por um sistema social suicida.

Nem pais, nem a sociedade e muito menos a escola educam mais!! Com que exemplos?!!! Quem está "se dando bem"? E muito bem! Infinitamente melhor que nós professores e nossos alunos! Ou é uma BBB estúpida ou um jogador de futebol que pouco contribui com a sociedade para ter tamanho valor e ou um político analfabeto, palhaço de décima-quinta categoria (alijado numa suposta Comissão de Educação) e ou fichas sujas, frutos da politicagem e sorteio de cargos, tão mal preparados quanto o palhaço, que se lambuzam e se limpam com o dinheiro que nos salvaria dessas desgraças. Esses são os "modelos de vida e abnegação" em que os milhares de alunos órfãos que recebemos nas escolas se espelham. 

Vamos assim, deixando acontecer desastres "sem precedentes", soltando, elegendo e sustentando bandidos, estúpidos e fichas sujas "sem antecedentes" até que uns alucinados nos matem  "sem motivo aparente".

Esses "loucos" que agem em nome desses bandoleiros e assassinos de mãos limpas, são tomados pela mídia como ectoplasmas encarnados, incorporações do demônio, obras do acaso, aberrações da natureza, psicopatas e esquizofrênicos que foram um dia "pobres inocentes injustiçados e insanas vítimas sociais" que saem matando porque sofreram bullying nas escolas. Eles não são fruto da inépcia dos nossos gerentes?! Ninguém se responsabiliza por um acontecimentos desses?! Quem faz alguma coisa para evitar ou minimizar essa chacina tem que ser necessariamente um HERÓI ?! Se existe um HERÓI nessas situações, onde estão os COVARDES que se omitiram?!! Detrás dos gabinetes, é claro!!!

Nós professores poderíamos evitar essas tragédias se os gerentes visionários dessa revolucionária pedagogia deixassem, pelo menos, que cumpríssemos o dever de instruir e ensinar para que nossos alunos pudessem ter requisitos mínimos para buscarem suas próprias soluções e se tornarem cidadãos de bem. Assim, não seria necessário gastar tanto com justiça e com a proteção da sociedade.

No entanto, nesse premeditado e proposital caos social, nos tornamos, alunos e professores, meros futuros "presuntos" das manchetes desse bizarro merchandising  do governo. Antes, imprevisivelmente, e agora, muito oportunamente nos tornamos defuntos-propaganda. Nessas tragédias, ficamos estampados como astros de um fantástico Reality Show para que Suas Autoridades tenham uma grande oportunidade de se mostrarem indignadas, na sua imensa inércia e indolente compaixão.

5 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente, quando li a postagem já eram 13 as crianças assassinada com um número semelhante de feridos.

Não tenho palavras para tratar do ocorrido.

Mas não nos enganemos: a violência já está presente também na RME BH desde muito.

Já ocorreram assassinatos no IMACO (1), no Marconi (1) e vários tiros, facadas e agressões sem fim em centenas de escolas da rede.

No momento estamos em um raro momento de paradeza...

Até quando?

djacyrsouza disse...

Veja post que fiz sobre esta tragédias. Infelizmente tragédias deste tipo alertam sobre o completo desprezo às escolas por nossos governantes.
http://caosnaeducacao.blogspot.com/2011/04/uma-reflexao-sobre-tragedia-ocorrida-no.html

Pedro Marcos Linardi Filho disse...

Eu, apesar de não estar lecionando mais , gostaria de acrescentar que Escola pública é igual Ás casasa de sexo noturno: Aindamais agora com o tal "Escola Aberta", escolas são os únicos lugares públicos em que você entra sem se identificar e vai aonde quer. Aos porteiros , restou apenas a função de ver se estãu devidamente uniformizados? Veja bem: Como unciona ? Vou a uma escola , digo que vou dar uma palestra e entro? Nínguem questiona sobre o que é minha palestra , com quam agendei nem nada?
Tente entrar assim numa delegacia , num hospital , ou num prédio público qualquer que não seja uma escola ! A primeira coisa que oporteiro te pergunta: Aonde vai? com quem vai falar e aguarde . EM Seguda , ele perguna a pessoa se realmente vc esta autorizadfo a entrar .
DO MEU PONTO DE VISTA , FALTA DIGNIDADE PARA TRATAR A ESCOLA PÚBLICA .
Outra coisa é não esquecermos que , em muitos casos , estamos lidando com marginais - não sei se ainda é assim- verdadeiros marginais menores, que estão sob a luz do judiciário e do ECA "EM PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL '
Ora - lugar debandido é na caseia e não na escola- sei que não tem muito a ver com o que aconteceu no Rio, mas mortes em escolas , temos aos montes. Violência , temos aos montes e detalhe: Nâo recebemos periculosidade.
Não sou a favor da exclusãodestes menores deliguerntes , mas creio que deveria haver uma escola unidaede especial para eles e , salário diferenciado , com professores que gostraiam e teriam aptidão para trabalhar com eles
Quantoao fato do rio , foi lamentável e espero que as autoridades comecema pensar no saaunto.
Procedentes realmente talvez, nunca tenha havido . Mas ESPAÇO E CONDIÇÕES FAVORAVEIS PARA QUE ACONTEÇESSE E VPLTE A ACONTECER SEMPRE EXISTIRAM
Me corrijam se eu estiver eraado , pois estou afastado da regência

Unknown disse...

Muito bom texto! Parabéns! Sou prof(a)e sei o que é ser ameaçada dentro da sala de aula, agradecer por ainda estar viva e seguir diariamente para uma "escola" e "tentar" fazer o meu trabalho no meio daquela "coisa sem pé nem cabeça" que esse espaço "educacional" se transformou. Vou encaminhar para outros amigos. Mone

Débora Martins disse...

Ótimo texto Woodson, eu gostaria de tê-lo feito, mas confesso que fiquei travad diante de mais essa estupidez. A rede estadual vai tão ruim quanto, somos literalmente indesejados e maltratados por fazermos o nosso trabalho, e não há uma luz sequer no fim do túnel...