Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



sexta-feira, 1 de abril de 2011

PT corta ponto de professores grevistas em Betim

Enviado para você por Woods através do Google Reader:

via Diário de Sobrevivência dos Professores de Nós Professores em 01/04/11

O tempo - Betim
POLÊMICA. SEGUNDO O SIND-UTE, SE FOR PRECISO, SERÁ FEITO UM FUNDO PARA AJUDAR FUNCIONÁRIOS

Secretário de Educação "corta" dias de servidore
Em comunicado enviado a diretores, Carlos de Souza exige que seja dada falta na folha de ponto de professores e trabalhadores da Educação; decisão gerou mais revolta

Flávia Jardim

politica@otempobetim.com.br

O que antes era somente uma ameaça por parte da Prefeitura de Betim sobre os educadores que estão em greve agora é fato. Em um comunicado enviado a diretores de escolas da rede municipal, na última quarta-feira (30), o secretário municipal de Educação, Carlos de Souza, exigiu que os dias em que os servidores não trabalharam devido à paralisação sejam "cortados".

A decisão revoltou ainda mais a categoria. Na quinta-feira (31), um grupo composto por cerca de 20 diretores foi à Secretaria de Educação solicitar que o governo volte atrás, porém, a tentativa foi em vão.

A secretaria só aceitou as folhas de ponto com os dias cortados. Indignados, os servidores ameaçam não cumprir a reposição das aulas do período em que estiverem em greve, o que pode gerar um grave problema para o município, já que a Lei de Diretrizes e Bases, que determina que os alunos cumpram 200 dias letivos, estaria sendo descumprida.

"Isso nunca aconteceu. No ano passado, teve essa ameaça do governo de cortar os dias parados, mas depois que o Sind-UTE (sindicato da categoria) apresentou um calendário de reposição, essas ameaças pararam. Agora, depois que o governo determinou que os dias parados sejam descontados no salário, a revolta dos servidores só aumentou. Isso só vai dificultar ainda mais a negociação. A greve é um direito do trabalhador", afirma uma diretora de escola, que pediu para não ser identificada com medo de perseguições.

Para outra diretora, essa atitude do governo é "absurda". "É lamentável que o Partido dos Trabalhadores, que sempre prezou pela mobilização social, tome uma atitude como essa. O corte na folha de pagamento vai prejudicar principalmente quem ganha pouco, como as agentes de serviço escolar".

No documento, o secretário é enfático ao afirmar o corte dos dias parados. "O livro de ponto e a RIP (Relação de Informação de Ponto) - que é preenchida pelos diretores - deverão conter informações fidedignas conforme determina a legislação. Portanto, no ponto do servidor que estiver ausente do local de trabalho deverá constar a falta", relata.

A greve na Educação foi iniciada na quinta (24). Segundo o Sind-UTE, o movimento já atinge 70% das escolas. Com isso, cerca de 30 mil alunos estão sem aula.

A diretora do Sind-UTE, subsede Betim, Denise Romano, disse que se houver esse corte, não haverá reposição das aulas. "Essa atitude demonstra a preocupação do governo com a educação na cidade. O secretário diz que se for preciso, vai contratar professores para repor as aulas, mas que tipo de reposição será essa se esses profissionais não têm nenhum vínculo com as escolas? Essa tentativa do governo não vai esmorecer o movimento. Se for preciso, vamos fazer como em 2009. Na época, o governo do Estado cortou os dias dos professores, mas nós fizemos um fundo para socorrer aqueles funcionários que precisaram. Pediremos ajuda ao comércio se for preciso".


--------------------------------------------------------------------------------


Médicos podem fazer nova paralisação
Os médicos também podem fazer uma nova palisação nos próximos dias. Na última sexta-feira (25), os profissionais pararam por 24 horas, o que prejudicou ainda mais o atendimento na cidade. Na próxima quarta (6), o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais realiza nova assebleia em conjunto com o Sind-Saúde, que pode decretar a paralisação.

Resposta:
Sobre o corte dos dias parados na folha de pagamento dos educadores, a prefeitura afirmou, em nota, que trabalha para assegurar a aos alunos da rede municipal os 200 dias letivos. O governo disse ainda que a negociação não foi encerrada. "Uma nova rodada de negociação está marcada para sexta ( 1º)".

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

Nenhum comentário: