Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



domingo, 19 de novembro de 2006

motivos que me levaram a participar da CHAPA 1

Título: Dificuldades no exercício da democracia na Escola e os motivos que me levaram a participar da CHAPA 1
Colegas, Sou professor da Escola Municipal Dora Tomich Laender e tenho sofrido um desgaste considerável ao apresentar e defender propostas condizentes com uma escola democrática, plural, não-excludente, diferente de muitas práticas vigentes nesta Escola e em tantas outras. Esta luta aliás foi a razão pela qual eu resolvi me aproximar mais do Sindicato, para aprender a lidar melhor com as contradições desse cotidiano.
A decisão de fazer parte da CHAPA 1 significa para mim a oportunidade de aprender uma postura política cada vez mais democrática na luta contra o processo de proletarização de nossa vida. Pelo desejo de lutar por uma escola VERDADEIRAMENTE democrática, peço-lhes o apoio para a CHAPA 1.
Como nos lembra Paulo Freire: "É difícil, realmente, fazer democracia. É que a democracia, como qualquer sonho, não se faz com palavras desencarnadas, mas com reflexão e prática. Não é o que digo o que diz que eu sou democrata, que não sou racista ou machista, mas o que faço. É preciso que o que eu diga não seja contraditado pelo que faço."1
"É preciso e até urgente que a escola se vá tornando um espaço acolhedor e multiplicador de certos gestos democráticos como o de ouvir os outros, não por puro favor mas por dever, o de respeita-los, o da tolerância, o do acatamento às decisões tomadas pela maioria a que não falte contudo o direito de quem diverge de exprimir sua contrariedade. O gosto da pergunta, da crítica , do debate. O gosto do respeito à coisa pública que entre nós vem sendo tratada como coisa privada, mas como coisa privada que se despreza."2

Abraços, Álvaro - Professor de Geografia da EMDTL

1 FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: editora Olho d´Água, 1993. p. 91.
2 Op. cit p.89.

3 comentários:

Anônimo disse...

Você escreveu com simpatia mas não tem nenhum proleta na chapa que você escolheu. É essa que tá aí. E você só está botando o nome, porque na hora de escolher quem fica no sindicato é um quuebra-quebra partidário. Primeiro o partido, depois um ou outro bobo. Sua escola é igual a muitas. Tudo está difícil. Um pulando sobre o outro, querendo esmagar. E o professor, só na sala e no corredor. Escolheu mal, meu chapa.E por quê? Adivinhe.

Anônimo disse...

Você não tem motivos para participar da chapa 1 . É bom demais para o PSTU.

Anônimo disse...

E ela ganhou 40 e poucos%. Você entrou?