Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



quinta-feira, 16 de novembro de 2006

ARISTÓTELES: breve exposição de motivos!




Esse texto não expressa a opinião da CHAPA 3 ARISTÓTELES, mas segue a orientação do grupo que compõe a chapa que pretende discutir a atuação do sindicato e da PBH com relação a categoria dos professores:

"Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito." Aristóteles.

As chapas 1,2 e 4 pertencem respectivamente ao PSTU, PSOL e PT. Não há como negar: há anos que nosso sindicato é submetido e subserviente a prioridades outras que não a de defender a nossa categoria. Elas vêm repetidamente aparelhando nosso sindicato para defender suas correntes políticas e os professores são meros peões no tabuleiro político que são movimentados ou sacrificados segundo a conveniência dessas correntes.

O nosso novo Estatuto está aí, como o antigo estatuto, para legitimar a intervenção desses partidos no cotidiano dos professores e escolas. É por sermos meros peões que não conseguimos reunir a categoria em torno de causas comuns, pois somos atravessados por outros interesses que não correspondem àqueles que a categoria precisa para sobreviver, não ser explorada e fazer-se ouvir. Desse modo, os professores, sentindo não serem atendidos e nem balizados pelo sindicato, em suas reivindicações, optam por se defenderem sozinhos, a revelia da classe.

Por esse motivo, eu, Woodson FC, sou radicalmente contra que:

O sindicato seja uma composição de elementos das diversas correntes, inclusive da patronal, como tem sido as eleições desse sindicato. Não se pode ir para uma mesa de negociação e ser eficaz contra os desmandos da PBH, cindidos entre as diversas correntes e com nossas estratégias de negociação expostas, de forma antecipada, por representantes dos patrões. É preciso escolher entre essa ou aquela corrente, por suas idéias claras e não um consenso amorfo de interesses de diversos partidos.

Na prática, o que acontece, é que se faz um discurso para a categoria, como esses que temos lido nos programas das chapas 1,2 e 4 (quando temos saco para ler tanta promessa vã e baboseiras que estamos cansados de saber) e a prática segue outro caminho, vai à deriva desse blá-blá-blá que nos carrega, a todos, como tem sido nossos desastrosos movimentos, a morrer na praia.

A desfaçatez é tanta que aqueles que se dizem INDEPENDENTES ou pretensamente vendem a promessa de nos defender, lançam candidatos a cargos políticos ou têm cargos de confiança na gerência do município: será, verdadeiramente, um sindicato descarado, SEM CARA, SEM PERSONALIDADE, SEM LEGITIMIDADE E AUTENTICIDADE.

ISSO DEU NESSE NOSSO ESTATUTO QUE É UM CAVALO DE TRÓIA, TANTAS PORTAS SE ABREM PARA O ESPÓLIO DE NOSSAS CONTRIBUIÇÕES PARA OUTROS FINS QUE NÃO O NOSSO AMPARO E DEFESA.

Até entendo que, para fazer frente a um ESTADO HEGEMÔNICO, ao APARELHAMENTO DO ESTADO, se apóie essa ou aquela corrente política, essa ou aquela central sindical, mas APARELHAR NOSSO SINDICATO e usá-lo apenas como trampolim político de alguns?! ISSO, DE MANEIRA ALGUMA!

"O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz" Aristóteles ( e digo mais Pensa e Faz tudo que diz! )

ENFIM, esse Conselho Fiscal e de Ética, a que a nossa CHAPA 3 ARISTÓTELES almeja. Sinceramente, eu acho esse conselho, como está colocado no ESTATU(D)O uma FARSA, é o mesmo que o CME, um conselho decorativo que irá legitimar, quando conveniente, as aventuras absurdas que o sindicato se meterá a fazer.

PRIMEIRO: pela mesma composição eletiva completamente AMORFA. Aliás, as chapas candidatas à DIRETORIA do sindicato jamais poderiam apresentar candidatos ao Conselho (ASSIM É O MESMO QUE COLOCAR PARENTES PRA FISCALIZAR!)

SEGUNDO: que, como está no ESTATUTO, ele não serve pra nada, NEM MESMO pra se AUTO-CONVOCAR há previsão no estatuto. Ele está completamente subordinado à Diretoria do sindicato.

TERCEIRO: Não sei mesmo se faremos grande diferença nesse conselho. Todos os membros são voluntários e não há uma só estrutura independente ? ELE é apenas CONSULTIVO e não DELIBERATIVO.

Nós, que tanto lutamos para que o congresso da CME fosse deliberativo e deu no que deu, agora temos o nosso CONSELHO DE ÉTICA E FISCAL (prefiro nessa ordem) feitos nos moldes do famigerado CME PBH???? Em que nós nos diferenciamos dessa "B..." de PBH ??? Que diferença temos DELES???

"A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguais." Aristóteles.

Que diferença realmente faremos? E que sindicato é esse que mal nos defende? Que mantêm os mesmos quadros, faz anos, mesmo que a ineficiência seja patente e marca registrada do Sindicato!!! Como é que os PROFESSORES estão sendo defendidos em suas cotidianas demandas? Os problemas vêm acontecendo aos montes, nas escolas e não se sabe (ou não se divulga!!!) uma defesa ganha de, sequer, um professor ? a não ser, é claro, causas volumosas, coletivas, como o adicional noturno. O que vem ocorrendo é uma sistemática perseguição e punição do professor, sem que possamos fazer NADA!!! Quando é que irão votar a lei complementar que regula o Estatuto do Servidor Público ??? POR QUE O SINDICATO NÃO NOS DEFENDE?!! A GENTE VAI LÁ, E ELES MANDAM A GENTE MESMO NOS DEFENDER!!!!

VEJAM e também respondam a nossa ENQUETE

http://br.groups.yahoo.com/group/professorpublico/polls

EM VIRTUDE DISSO TUDO, NÃO SERIA O CASO DE FAZERMOS UM NOVO SINDICATO, SÓ DE PROFESSORES? COMEÇAR TUDO DO ZERO???? QUEM QUISER QUE SE FILIE AOS DOIS!!!

CHAPA 3 ARISTÓTELESCHAPA 3 para o Conselho de Ética e Fiscal

http://br.groups.yahoo.com/group/professorpublico/files/ARISTOTELES/

NOSSAS FOTOS CHAPA 3 ARISTÓTELES

http://br.ph.groups.yahoo.com/group/professorpublico/photos/browse/d511

Woodson FC

ARISTÓTELES: Chapa 3 para o Conselho de Ética e Fiscal


2 comentários:

Professor Público disse...

Seria possível vocês distribuírem cartazes da chapa "Aristóteles" nas escolas? Há pessoas que me telefonam perguntando sobre ela. Inclusive, alguns não entendem o que é isso de chapa somente de Conselho, sendo que há conselheiros nas outras.Quanto mais conhecidos ficarem, melhor.E faltam poucos dias para a eleição!
Quanto ao lance dos partidos, realmente eles tomam conta, mesmo que na chapa haja pessoas não filiadas (o avesso do que disse a Luciane). Por acaso as pessoas " não filiadas ao partido" votariam contrárias à chapa? Gostaria de ver isso.Sabemos todos que há uma "filiação" tácita. Criar polêmica em torno disso é rebater o óbvio. Afinal, qual é o problema de escolher o que acha melhor, não é? Contudo, passou o momento de defender "chapa com visão única" no sindicato. As três serão devidamente empossadas dependendo da quantidade de votos que obtiverem. É como se houvesse um regime parlamentarista, e quem obtiver mais votos ficará com maior vantagem, a menos que as outras duas se unam nas reuniões semanais e, somadas, tenham maior percentagem. Ao fim e ao cabo é mais democrático. Faltou uma chapa de não filiados /não simpatizantes (em relação aos três partidos, claro!). Quanto a eleger colegas, um dia colocamos no poder o professor de Matemática Rogério Correia, quando Isabel(Bel), sua esposa, era sindicalista. Os trabalhadores achavam que deveriam fazer isso,inclusive algumas pessoas das três chapas de hoje, na época concordaram, e ajudaram. Mas depois o PT tomou a PBH e de lá não mais saiu, e abrigou a prole. Se ficasse e contribuísse com as lutas dos professores, pelo menos dialogando, seria diferente. Calaram-nos em poucos anos. Um dó.

Professor Público disse...

Ah, para completar! Dialogando, cumprindo leis básicas (não somente aquelas boas para o lado de lá), negociando.
Modesta.