Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Deixa como está pra ver como é que fica

Todos reunidos. Assembléia Escolar cheia (de cadeiras vagas). É preciso escolher os novos membros do Colegiado. Após um intróito burocrático e desimportante, vem a pergunta: "E então, quem deseja participar?"
Uns tossem; outros remexem na cadeira; alguns se levantam para ir ao banheiro. A pergunta é repetida mais uma vez. A direção da escola faz apelos, lembra da importância do Colegiado, mesmo assim ninguém se apresenta. Passados vários angustiantes minutos, começam a aparecer uns gatos pingados (e entre os titubeantes não estão apenas pais, mães e alunos!). Preenche-se a ata e vapt-vupt nasce mais um Colegiado.
Com maior ou menor variação assim são eleitos, em grande parte das escolas, seus órgãos colegiados. Depois de constituídos, vão, em sua maioria, referendar decisões já tomadas pelo chamado " coletivo da escola". Pautas apresentadas por grupos de pais ou alunos, quando surgem, são "naturalmente" desqualificadas, consideradas "sem pé nem cabeça", não obstante o chamado "coletivo da escola" insistir na maior participação desses segmentos.
Mas os Colegiados Escolares são fundamentais para a efetiva GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA. O grande problema é que parte dos trabalhadores em educação e dos usuários não tem esse entendimento. Durante mais de uma década esses órgãos funcionaram de maneira muito precária, sem documentos oficiais que pudessem organizar e nortear sua atuação.
Pois bem...
O Conselho Municipal de Educação, em setembro de 2004, publicou o Parecer 057/04, que normatizava os Colegiados Escolares e que previa a eleição de seu presidente entre seus membros. Em abril de 2005, parecer de mesmo número(!?) e quase o mesmo teor foi publicado. A sutil diferença é que neste o diretor eleito era considerado presidente do Colegiado, ou seja, um retrocesso. Quando, em junho de 2005, é publicada a Resolução 001/2005 da SMED, não é mais possível reverter a situação. Alguns se recordarão da pressa com que algumas escolas realizaram a eleição de seus Colegiados para se adequar ao que determina a resolução. Pode parecer um detalhe insignificante a não-eleição do presidente do Colegiado, mas lembrem-se que este tem voto de qualidade e seria mais democrático que todos os participantes eleitos tivessem direito a postular essa posição. Além do mais, a resolução restringe o número de membros participantes ( o que não acontecia no parecer do CME).
O que se pode concluir é que se por um lado a resolução da SMED avança ao garantir autonomia para cada Colegiado elaborar seu próprio estatuto ( e acho que este é o grande desafio para as escolas - construir um documento politicamente significativo), por outro lado "engessa" o organismo em que pais e alunos melhor podem reivindicar.
É bom que estejamos dispostos a transformar os Colegiados, nos quais costuma reinar a mesmice, em aliados na luta por uma educação PÚBLICA de qualidade.

Halem Martins - E.M.L.A.

segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Vai te catá lá pros seus Arroyos Inclusivos

Ando sem tempo e muito atarefado, afinal, gente como a gente, não compra feito e nem vende o que os outros fazem, não ganha prêmio porque não fica lambendo bota de " superior " que se acha o tal porque é ex-isso ou ex-aquilo. É, mas estou muito ausente e já deve ter alguns pensando que me embanderei pra algum esquema e resolvi mandar as minhas convicções às favas para me arrumar, porque acho que meu futuro é fazer carreira ou carreirinha (unf!) n " alguma maracutaia saramandalística. Bom, não seria mal nem bem, cairia de boca na baixaria, receberia uma boa grana, freqüentaria as festinhas " orgiásticas " , coalhadas de vendido(a)s e vendado(a)s e que se dane tudo mais. Mas se não me vendo por meros 59% de uma salário de pelo menos mais que o dobro do meu, que dirá por um suMorno de um aboRno de 700as pilas!. Aí não, tá barato demais! Prefiro ficar por aqui, me sentindo um desperdiçado nessa PBH, pensando num jeito decente de sair dessa lama e conseguir algo melhor com o currículo que fiz, que é meia boca, daí o fato de estar nessa lama, mas que me permite um ganha-pão e me dá alguma esperança de fazer algo mais significativo e efetivo, sem me deixar encostar numa repartição dum não sei das quanta, fazendo papel de lacaio de alguém mais idiota do que eu, que tem a desfaçatez de pensar que devo ser-lhe grato, já que na sua imensa misericórdia, me concedeu um carguinho bacana pra não ter de ser babá(ca) de uns 200 alunos por dia, abandonado por gestores, que procuram fazer de tudo para tirar de mim, o mais tênue senso de dignidade e auto-estima.
Não me rendo, não, pois meu trabalho é tão bom quanto é possível ser feito: nem mais e nem menos. E é na sala de aula que ainda tenho autonomia de fazê-lo. Sacrifício é para os mártires, pois eu me contento em ser um profissional que, com o tempo, fica cada vez melhor, apesar dos pesares.
Não acredito, portanto, nessa conversa mole que, em nome de um tratamento mais humano do aluno, de uma maior tolerância com ele, de uma abordagem diferenciada do seu processo de aprendizagem, eu me torne mais um alucinado que, a semelhança de um ex-drogado, de um recém torturado, de um corrompido, de um pilantra descoberto e arrependido ou de alguma " porraloquice " , me renda (babando) a esse som de taquara-rachada pseudo " paulofreudiano " , e saia por aí repetindo a insana e irresponsável ladainha " párapedagógica " , esse mantra lobotomizado de que o ensino formal, em sala de aula, com exercícios, testes, trabalhos escritos e tudo mais, esteja superado. Pior ainda, de que essa é a causa da evasão ou fracasso escolar de uma massa de alunos das classes mais desprovidas. Isso eu não me presto a fazer. Jogar no lixo o que melhor sei fazer e que dá muito certo, quando associado a outras abordagens, mas somente quando essas são colaborativas com a primeira. Essa história de " detornar " com o professor regular só pra me afirmar enquanto aquele que faz a revolução educativa com base num filminho qualquer que não mede conhecimento, aquisição de bons hábitos e habilidade de ninguém. Isso eu não faço. Vou procurar escrever, estudar, discutir, trabalhar o que for necessário, para provar que esses Arroyos Inclusivos, ou são uns picaretas desavergonhados ou sofrem de algum distúrbio alucinatório, por querer nos fazer acreditar que se pode ensinar, com cuspe e giz, um cego ler braile com mão de gancho.

terça-feira, 20 de setembro de 2005

Serviço público no reino animal ou a fábula onde se gasta uma fábula

QUALQUER SEMELHANÇA COM A REALIDADE É
APENAS MERA COINCIDÊNCIA....


A Formiguinha Feliz...

Todos os dias, bem cedinho, a Formiga produtiva e feliz chegava ao escritório na Secretaria Municipal. Ali, transcorria os seus dias, trabalhando e cantarolando uma velha canção de amor.
Era produtiva e feliz, mas não era supervisionada. O Marimbondo, diretor geral, considerou o fato impossível e criou um cargo de supervisor, no qual colocaram uma Barata, inseto do partido e com muita experiência em serviço público.
A primeira preocupação da Barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga e colocar uma catraca eletrônica, além de preparar belíssimos relatórios.
Bem depressa se fez necessária uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e, portanto, empregaram uma aranhazinha, prima da Barata, inseto também de confiança, que organizou os arquivos e se ocupou do telefone. Enquanto isso, a formiga produtiva e feliz trabalhava e trabalhava. O Marimbondo, diretor geral, estava encantado com os relatórios da sua Barata (também boa de serviço), e terminou por pedir também quadros comparativos e gráficos, indicadores de gestão e análise das tendências.
Foi, então, necessário empregar uma Mosca para assessorar o supervisor, e foi preciso um novo computador com impressora colorida. A mosca havia apoiado o Marimbondo na sua última campanha. Logo era competente. A Formiga produtiva e feliz parou então de cantarolar as suas melodias e começou a lamentar-se de toda aquela movimentação de papéis que tinha de ser feita.
O Marimbondo, diretor geral, concluiu, portanto, que era o momento de adotar medidas drásticas: criaram a posição de gerente 1 da área onde a Formiga produtiva e feliz trabalhava.
O cargo foi dado a uma amiga de um vereador, por sua vez amigo do diretor geral, uma Cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial. A nova gerente de área - claro - precisou de um computador novo, e quando se tem mais do que um computador, a Internet se faz necessária. A nova gestora logo precisou de uma assessora (sua assistente na empresa pública anterior) para ajuda-lá a preparar o plano estratégico e o orçamento para a área onde trabalhava a Formiga produtiva e feliz.
A Formiga já não cantarolava mais, e cada dia se tornava mais irascível. - Precisaremos pagar para que seja feito um estudo sobre o ambiente de trabalho um dia desses, disse a Cigarra. Mas um dia, o gerente geral - ao rever as cifras - se deu conta de que a unidade na qual a Formiga produtiva e feliz trabalhava não rendia muito mais.
E assim contratou a Coruja, consultora prestigiada da UFMC, Universidade Federal da Mata das Corujas , onde só entravam corujas para os cursos de Mestrado e Doutorado, para que fizesse um diagnóstico da situação. A Doutora Coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um relatório brilhante com vários volumes e custo de vários milhões, que concluía: : - Há muita gente nesta empresa e os que aqui trabalham, são mal remunerados. E assim, o gerente geral seguiu o conselho da consultora e demitiu a Formiga, por que andava muito desmotivada e aborrecida... e concedeu reajuste de 59% para os demais trabalhadores (sic). E todos foram felizes para sempre... pelo menos até as próximas eleições.

Adaptação. Prof. Geraldinho de Paula Corrêa - IMACO- terceiro turno.

Serviço público no reino animal ou a fábula onde se gasta uma fábula

QUALQUER SEMELHANÇA COM A REALIDADE É
APENAS MERA COINCIDÊNCIA....


A Formiguinha Feliz...

Todos os dias, bem cedinho, a Formiga produtiva e feliz chegava ao escritório na Secretaria Municipal. Ali, transcorria os seus dias, trabalhando e cantarolando uma velha canção de amor.
Era produtiva e feliz, mas não era supervisionada. O Marimbondo, diretor geral, considerou o fato impossível e criou um cargo de supervisor, no qual colocaram uma Barata, inseto do partido e com muita experiência em serviço público.
A primeira preocupação da Barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga e colocar uma catraca eletrônica, além de preparar belíssimos relatórios.
Bem depressa se fez necessária uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e, portanto, empregaram uma aranhazinha, prima da Barata, inseto também de confiança, que organizou os arquivos e se ocupou do telefone. Enquanto isso, a formiga produtiva e feliz trabalhava e trabalhava. O Marimbondo, diretor geral, estava encantado com os relatórios da sua Barata (também boa de serviço), e terminou por pedir também quadros comparativos e gráficos, indicadores de gestão e análise das tendências.
Foi, então, necessário empregar uma Mosca para assessorar o supervisor, e foi preciso um novo computador com impressora colorida. A mosca havia apoiado o Marimbondo na sua última campanha. Logo era competente. A Formiga produtiva e feliz parou então de cantarolar as suas melodias e começou a lamentar-se de toda aquela movimentação de papéis que tinha de ser feita.
O Marimbondo, diretor geral, concluiu, portanto, que era o momento de adotar medidas drásticas: criaram a posição de gerente 1 da área onde a Formiga produtiva e feliz trabalhava.
O cargo foi dado a uma amiga de um vereador, por sua vez amigo do diretor geral, uma Cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial. A nova gerente de área - claro - precisou de um computador novo, e quando se tem mais do que um computador, a Internet se faz necessária. A nova gestora logo precisou de uma assessora (sua assistente na empresa pública anterior) para ajuda-lá a preparar o plano estratégico e o orçamento para a área onde trabalhava a Formiga produtiva e feliz.
A Formiga já não cantarolava mais, e cada dia se tornava mais irascível. - Precisaremos pagar para que seja feito um estudo sobre o ambiente de trabalho um dia desses, disse a Cigarra. Mas um dia, o gerente geral - ao rever as cifras - se deu conta de que a unidade na qual a Formiga produtiva e feliz trabalhava não rendia muito mais.
E assim contratou a Coruja, consultora prestigiada da UFMC, Universidade Federal da Mata das Corujas , onde só entrava corujas para os cursos de Mestrado e Doutorado, para que fizesse um diagnóstico da situação. A Doutora Coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um relatório brilhante com vários volumes e custo de vários milhões, que concluía: : - Há muita gente nesta empresa e os que aqui trabalham, são mal remunerados. E assim, o gerente geral seguiu o conselho da consultora e demitiu a Formiga, por que andava muito desmotivada e aborrecida... e concedeu reajuste de 59% para os demais trabalhadores (sic). E todos foram felizes para sempre... pelo menos até as próximas eleições.

Adaptação. Prof. Geraldinho de Paula Corrêa - IMACO- terceiro turno.

quinta-feira, 15 de setembro de 2005

IMPORTANTE PARA VOCÊ QUE NÃO TEM ARMAS, NEM PRETENDE > TER. >

Em Outubro haverá um referendo onde você deverá votar (voto obrigatório) sobre a proibição da venda e comercialização de armas e munições pelo cidadão
brasileiro.
Na prática, será definido se O CIDADÃO BRASILEIRO TERÁ DIREITO À LEGÍTIMA DEFESA .

Você não tem armas. OK
Você jamais usaria uma arma para atirar em alguém. OK
Você acha perigoso e não quer uma arma em sua casa. OK
Você não pretende ter armas. OK

MAS VAMOS IMAGINAR UMA SITUAÇÃO COMUM EM NOSSAS CIDADES HOJE...
Você vai concordar comigo que no caso de um marginal invadir sua casa no meio da noite e começar a arrombar sua porta, você ficaria muito feliz que a policia
chegasse imediatamente e o prendesse. Concorda?

Você vai concordar comigo que a policia não tem condições de fato hoje de atender a todos os chamados e ocorrências no tempo desejado. Concorda?
Você vai concordar comigo que, em geral, a policia chega DEPOIS do assalto acontecer. Concorda?
Você concorda comigo que, num caso como este, seu instinto seria de correr para uma janela a chamar por socorro. Concorda?
Agora lhe pergunto: SE A POSSE DE ARMAS FOR PROIBIDA... DE QUE VAI ADIANTAR VOCÊ GRITAR POR AJUDA???????
NENHUM DE SEUS VIZINHOS PODERÁ LHE AJUDAR !!!!!! E O BANDIDO SABERÁ DISTO!!!

Agora imagine alguém seguindo sua filha a caminho da faculdade... Imagine um maníaco a atacando e jogando-a em um terreno baldio... Imagine sua filha gritando
por socorro...
E agora, imagine que NINGUEM poderá ajudá-la!!! (a não ser telefonar para o 190 e aguardar... aguardar... ...aguardar... aguardar ... e aguardar..........................???...)
E O BANDIDO SABERÁ DISTO!!! Sua ÙNICA alternativa será deixar sua família à mercê
de bandidos, estupradores e assassinos enquanto espera pela policia.
Pior ainda será se ele for menor : NÃO FICARÁ NEM 24 HORAS NA CADEIA !!!!
O PROBLEMA NÃO É VOCÊ NÃO TER ARMAS, MAS OS CRIMINOSOS SABEREM QUE NINGUÉM TEM!!!
Mesmo que você não queira ter armas, ache-as perigosas e tenha receio de te-las em casa...
VOCÊ VAI CONCORDAR COMIGO DE QUE É MELHOR QUE OS BANDIDOS NÃO SAIBAM DISSO!!!
Para ilustrar melhor... Se você realmente é a favor do desarmamento, antecipe-se e coloque o cartaz abaixo no seu portão. Cole-o na portaria de seu prédio, fábrica,
casa de campo, vidro do carro. .
EU SOU DA PAZ NESTA CASA NÃO EXISTEM ARMAS! Não vou reagir.
PARE! PENSE! Você realmente vai querer depender unicamente da ação da policia como ela é hoje?
PARE! PENSE! Não é estranho que os deputados e senadores que promovem o desarmamento NÃO SERÃO OBRIGADOS A SE DESARMAR??? Eles aprovaram um texto que
permite a eles continuar com suas armas. Ou seja... a vida da família deles é mais importante que a vida de sua família. Você concorda com isso????

Dia 23 de outubro, VOTE 1, VOTE NÃO! VOTE NÃO À PROIBIÇÃO!

quarta-feira, 14 de setembro de 2005

PT : UM partido de muita , mas muita História /estória ?

Recebi via e-mail , um comunicado da secretária da Educação , afirmando que " As decisões tomadas mediante a III Conferência Municipal de Educação " não valem de nada - Que fere a lei , bla´blá blá e que , devido a isto , esteja finalmente sepultada a reunião pedagógica .
Bom , era só isto que faltava para mostrar para todo o povo que participou da dita conferência, as seguintes caractéristicas :
- Falta de coerência nos discursos ;
- Falta de ética e postura ;
- Falta de compromisso social;
- O desrespeito total à comunidade (Afinal ,pais e alunos também participaram da conferência , validando as discussões desta).
É a incapacidade gerencial- Também denominada Petismo ( Que começa com o grande turista Molusco e todos as outras pessoas desonestas e incompetentes que só sabem administrar em benefício próprio) e chega vagarosamente , ás raias da administração municipal .
Ora , logo no primeiro dia de conferência (Dia 13) , nossa querida secretária disse que não poderia permanecer no recinto , pois tinha um assunto importantíssimo para resolver ( Eram 19:00 e ela só participou da abertura ).
Aí já começa a falta de ética : A Smed funciona até este horário ? Ela fiscalizar alguma escola ? Não ...Iria começar a novela das 20:00 da Globo ! Risos !
Depois, de seis cansativos dias de discussão e deliberação de matérias , vem a incopetente dizer que o CM não vale nada , é demais ...
Aí, vcs (Pais, alunos e mestres ) que gastaram horas discutindo , dinheiro com o estacionamento e tempo, foi dado o seguinte recado :Palhaços , não veêm que isto é só enfeite, que quem decide somos nós de acordo com o nosso despreparo e nossa falta de capacidade de aceitar o que vcs decidirem ?
Que antes o o que era errado agora é certo e vice- Versa de acordo com os interesses do partido ? Haja vista que a maioria de nós acha certo gastar dinheiro público para atender interesses pessoais e pagar mesadas milionárias para os chegados a uma "estrelinha"?
Mas nada como um dia depois do outro : As eleições estão chegando, a estrela agora está começando a entrar em uma órbita descendente.
O povo já está percebendo que o Moluscão , só gastou dinheiro público para andar em avião mais chique e caro - Sem necessidade e os outros mais achegados, para pagar orgias com putas em Brasília .
Quem aabe não está havendo mensalão e pagamento de cafetão para a secretária não liberar a reunião ´pedagógica? (Que esquisito, antes era legal - até obrigatoriedade - agora é ilegal - conheço diretores queestão respondendo a processos na corregedoria do Município pelo fato de não cobrarem e/ou realizarem a dita reunião)!
Por outro lado, desvio de dinheiro públíco antes era ilegal - dava cadeia e impecheament - Agora existe até decoro paralamentar para tentar impedir que o povo saiba das maracutaias .
Conclamo a todos que não votem sequer em um mísero candidato do pt - Vamos fazer este partido voltar a ser aquele partidinho de analfabetos , reduzidos a uma mera massa de pessoas - Até a direita reaça , é melhor que isto - Pelo menos, ela tinha competência, que é o que falta a pessoas do pt : Eles só tem competência para roubar e administrar em causa própria .
Afinal, o que se poderia esperar de um ex - ladrão de banco (Fernando Pimentel ) ?
O que vc esperaria de um operário, sem estudo que de tão burro que era, conseguiu perder um dedo numa prensa e a patir daí, nunca mais trabalhou na vida e ficou sendo sustentado palos outros companheiros bocóios ?
De um presidente que diz governar para os pobres e teve muito mais peito e coragem de fazer uma reforma administrativa para ferrar o trabalhador que a do FHC?
È isto aí ....Como diz Macaco Simão, "Nóis sofre, mas nóis goza " e adaptando o mesmo, "O eleitor precisa tomar mais colírio alucinógeno para esquecer da burrice que fez ao votar numa estrelinha'

quarta-feira, 7 de setembro de 2005

REPASSANDO: FIM DO 13°? /URGENTE ...

REPASSANDO...

Vocês podem perder muito mais do que imaginam com a representação na midia do chamado mensalão.
Fiquem de olho aberto.

Assunto: URGENTE !!

Olho vivo, faro fino !
O que eu sei é que,enquanto a gente se distrai com estas CPIs o Congresso
continua votando, outros assuntos de nosso interesse e a gente nem
percebe...vejam essa:

Fim do 13º já foi aprovado na Câmara (PFL, PMDB, PPB, PPS, PSDB
Data: Mon, 25 Jul 2005 08:52:14 -0300


Para conhecimento, fim do 13º salário já foi aprovado na Câmara para alteração do
art. 618 da CLT.
Já foi aprovado na Câmara e encaminhado para o Senado.
Provavelmente será votado após as eleições ,é claro...
A maioria dos deputados federais que estão neste momento, tentando aprovar no Senado o Fim do 13º salário,
inclusive da Licença Maternidade e Férias (pagas em 10 vezes)
é do PFL e PSDB. As próprias mordomias e as vergonhosas ajudas de custo de todo tipo que recebem, eles não cortam.
Conheça a cara dos safados que votaram a favor deste
projeto em todo Brasil.
Por favor, repassem para o maior número de pessoas

INOCÊNCIO OLIVEIRA-PFL
JOEL DE HOLLANDA-PFL
JOSÉ MENDONÇA BEZERRA-PFL
OSVALDO COÊLHO-PFL
ARMANDO MONTEIRO-PMDB
SALATIEL CARVALHO-PMDB
PEDRO CORRÊA-PPB
RICARDO FIÚZA-PPB
SEVERINO CAVALCANTI-PPB
CLEMENTINO COÊLHO-PPS
CARLOS BATATA-PSDB
JOÃO COLACO-PSDB
JOSÈ MÙCIO MONTEIRO-PSDB

DIVULGUEM!!!
Vcs que são assaláriados!
Algum desses calhordas é candidato de vcs?Vão votar neles?
Olho vivo, faro fino pessoal!

sexta-feira, 2 de setembro de 2005

Cadê vocês????

Woodsom, Klauss, Representantes de escola, Cadê vocês??? Vamos mostrar que existe vida inteligente na rede - WEB e na Rede - Municipal de Educação????