Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Fwd: Feliz Natal e Ano Novo Livres!

Pessoal,

Que nesse Natal e Ano Novo sejamos mais livres e conscientes de nossas escolhas e ações para que esse mundo (grão de areia do universo) não se acabe nessa estúpida competição desleal do capital por uma insana necessidade absolutamente desnecessária de "CRESCER" economicamente. Que, em lugar disso, aprendamos a cooperar, mas sem as falsas e ingênuas boas intenções que mascaram a atitude anterior!

--


Woodson Fiorini de Carvalho
woodsonfiorini@gmail.com

Doutorando  FALE / UFMG
Agência de fomento= FAPEMIG
http://lattes.cnpq.br/7348291789786025 
Linha de pesquisa: Linguagem e Tecnologia
Temas: Semiótica, Semiótica das Paixões, Semiótica Tensiva, Análise do Discurso, Teoria dos Atos de Fala, Mídia, Redes Sociais, Cultura de Massa.





--

Woodson Fiorini de Carvalho
woodsonfiorini@gmail.com

Doutorando  FALE / UFMG
Agência de fomento= FAPEMIG
http://lattes.cnpq.br/7348291789786025 
Linha de pesquisa: Linguagem e Tecnologia
Temas: Semiótica, Semiótica das Paixões, Semiótica Tensiva, Análise do Discurso, Teoria dos Atos de Fala, Mídia, Redes Sociais, Cultura de Massa.


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Fwd: Palestra do Prof. Sírio Possenti na próxima quinta-feira.

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), fez mestrado em Lingüística na Universidade Estadual de Campinas (1977) e doutorado em Lingüística também na Universidade Estadual de Campinas (1986). Atualmente, é professor titular no Departamento de Lingüística da Universidade Estadual de Campinas. Atua em diversas áreas da Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, principalmente na sub-área da Análise do Discurso, em especial nos campos do humor e da mídia.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Quase 100 mil servidores do governo de Minas podem perder o emprego

Ação proposta pela Procuradoria Geral da República pede suspensão da lei mineira que tornou efetivos servidores contratados pelo estado. Ministro do STF pede rito abreviado para o processo
Quase 100 mil servidores do governo de Minas podem perder o emprego

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

"Hei de vencer mesmo sendo professor."


Enviado por: José Luiz Vila Real Gonçalves  em 15 de agosto de 2012 20:31
O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!

E MAIS:

"Hei de vencer mesmo sendo professor."
(adesivo em carro das décadas de 70 e 80)
"Não me seqüestre, sou professor."
(adesivo em carro da década de 80)
"Fui preso por nada! Roubei a carteira de um professor."
(adesivo em carro da década de 90)
(Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/id%C3%A9ias-professor-est%C3%A1-sempre-errado-0)

Se É jovem, não tem experiência.
Se É velho, está superado.
Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Se Fala em voz alta, vive gritando.
Se Fala em tom normal, ninguém escuta.
Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Se Precisa faltar, é um 'turista'.
Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Se Não conversa, é um desligado.
Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Se Não brinca com a turma, é um chato.
Se Chama a atenção, é um grosso.
Se Não chama a atenção, não sabe se impor.
Se A prova é longa, não dá tempo.
Se A prova é curta, tira as chances do aluno.
Se Escreve muito, não explica.
Se Explica muito, o caderno não tem nada.
Se Fala corretamente, ninguém entende.
Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Se Exige, é rude.
Se Elogia, é debochado.
Se O aluno é reprovado, é perseguição.
Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É ........ o professor está sempre errado, mas se conseguiu ler até aqui,
agradeça a ele!
(Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/id%C3%A9ias-professor-est%C3%A1-sempre-errado-0)

segunda-feira, 23 de julho de 2012

JORNADA SENTIMENTAL AO CALAFATE



Com maciça adesão de amigos do autor e da comunidade Calafatense, foi lançado o livro “Jornada Sentimental ao Calafate”. Cerca de 400 pessoas compareceram ao evento regado a cerveja gelada e espumante pra ninguém botar defeito e quitutes da melhor qualidade (há quanto tempo eu não comia “capetinha, sacanagem e bolinho de feijão, acompanhados de uma boa pinga”).  Por tudo isso e pela qualidade da obra valeu a pena enfrentar a constante fila de autógrafos. Jornada Sentimental é, realmente, uma “Sentimental Journey”, pois o leitor é transportado no “bonde do imaginário” ao Calafate dos anos 50 e 60. Radiolas tocando canções românticas nas saudosas “horas-dançantes”, crianças brincando de pegador, pulando corda e jogando bente-altas. Reencontros de amigos que não se viam há mais de 30 ou 40 anos.  Partidas de vôlei na quadra do Velocino. “Festivais” nos campos de futebol de várzea do Paulistano e do Cruzeiro do Sul. 227 livros vendidos na tarde-noite de autógrafos não é para qualquer um. Depois eu conto mais. Isso faz parte da NOSSA HISTÓRIA!

sábado, 21 de julho de 2012

- Deus Thor do carrão 51, mata mais um bêbado pela direita!

Ouço sempre a mesma pergunta na mídia, especialmente daquela imprensa marrom que acha que responde pelas injustiças do sistema - Pelo amor de Deus! Que que é isso tá acontecendo?! - quando episódios como o do Deus Thor acontecem e têm esse frustrante desenrolar! 
O gostosão, filho do patrão, pode ter 51 pontos no carteirão de monstrorista que terá licença para descer seu clavão assassino em nós, pobres camelistas! 
Clica aquiA vítima do camelo morta é e sempre será considerada culpada! Praticamente suicidou-se ao pedala-lo bêbada,  pelo acostamento, seu camelo sem habilitação. Tava alcoolizada, né!? Só podia estar querendo morrer! A vítima não pode evitar de bafejar seu bebum, de constituir prova contra si, afinal está morta, não é mesmo!? Não tem advogados, potentados, amancebados; não tem o clavão que baixa do céu um raião pra descer em qualquer bastião! A vítima nem nome tem! Alguém sabe o nome do bêbado bicicletista?! A vida, o nome, a história, a família de cidoidão bêbado camelista não tem dono, não tem velório, não tem justiça, não tem indenização, clava, carrão, bastião, batistério! Aliás, tem, mas ninguém se importa! Ele que se ferrari! Ele que se foi das boas pra melhor! Vestiu seu pijama de madeira podre e ficou trancafiado na masmorradeira do IML É isso que a mídia diz, o juiz proclama, os leitores, telespectadores, comentadores se calam sobre a vítima suco que se ploft e o Deus trovão que se VRUUUMMM!
A pergunta-exclamação "Que que é isso!?" só, responde? Datenando "Me ajuda aí!" faz alguma diferença?! Isso tem nos ajudado a responder?! Tem convocado alguém aí abalizado para responder? Por que nunca respondem?! É por que ainda não temos nenhuma liberdade de dizer. A luta democrática foi só pra permitir que os barbudos deem esmolas para que os camelistas desgraçados comprem camelos e cachaça e se tornem alvos preferenciais da mídia e dos Deuses clavudos!   
Contudo é sempre o volume da grana que se deixa falar e ninguém ousa se indispor com um João Batista do mundo bizarro (alá figueiredo) em favor de um João Ninguém!
Os jornalistas não jornaleiros esqueceram que a resposta está lá com a vítima que não pode se defender e não no falso e previsível desenrolar do dramalhão da concessão ou não da carteirinha do alucinado Deus aThormentado! A vítima dessa sociedade morta, ébria, analfabeta funcional, "desfuncionável", "infuncionável" já não sabe o que perguntar ou não sabe que as perguntas precisam de respostas e não de tergiversações, desvios, falcatruas, furos, deslizes, apagamentos,  pareceres, leniências, expedientes e mentiras! 
clique aquiA vítima não tem foto, carteirinha, não tem sonhos, não tem família, não tem nome, não tem cabelinho alá Justin Bieber, carinha de bebê, não tem motorzão! É um natimorto! A vítima praticamente não existe porque os jornais só servem para enxugar poças de sangue de rico dinheiro e dinheiro de rico!
Já o camelo abatido, todo retorcido, morreu na leitura deletrada feita numa escola que não ensina que papel jornal - qualquer papel - aceita tudo para nos controlar. Não se ensina mais que somos nós leitores que não deveríamos aceitar que simplesmente matem a nós, as vítimas mortas, por uma eutanásia concedida pelas notícias que no passado recente dava enforcamento para os próprios jornalistas.
As notícias nasciam vivas e se disseminavam em defesa dos ciclistas bêbados. Hoje elas se tornaram meras e disfarçadas notas de falecimentos deles.
Devíamos continuar perguntando: quem é a vítima, qual é o seu nome, de onde ela veio, porque ela bebe, qual é sua família, qual é a marca do seu camelo, onde ela morava, o que ela fazia, quem se importava com ela e o que se perdeu. Afinal, por que ela também não recebeu de volta sua habilitação celestial pra pedalar nosso coração fibrilado pelas descargas anonimantes do drama da  carteirada do bunda Deus Thor? Por quê?!

terça-feira, 10 de julho de 2012

LIVRO - CONVITE - "Jornada Sentimental ao Calafate"


Pessoal

O lançamento do livro "Jornada Sentimental ao Calafate" do convite abaixo já aconteceu em 30/06. Escrevo aqui para divulgar e indicar sua leitura àqueles que se interessam pela história da cidade, especialmente os que aqui viveram e têm uma ligação sentimental com os bairros mais tradicionais de BH. Quem desejar adquiri-lo, envie um e-mail para o autor faustogpena@hotmail.com

Abraço 
-- 
Woodson Fiorini de Carvalho
Um abraço e obrigado

Woodson Fiorini

sábado, 19 de maio de 2012

PBH nega direito de LICENÇA ao Servidor ao obrigá-lo, sem salário, a pagar até o INSS patronal !

Com base nos artigos 7 e 22 da Lei 10.362 de 29 de dezembro de 2011

http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1072378

A PBH nega direito aos servidores da ativa de tirarem licença por qualquer motivo (INCLUSIVE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL!), obrigando-os a pagar as despesas do INSS parte patronal e do segurado, ainda que esse tempo de contribuição possa não ser computado para a aposentadoria por não se encontrar em efetivo exercício do cargo!

Ao que tudo indica essa lei 10.362 passou sem grande resistência e alarde por parte do representante sindical e da entidade de classe que defende as categorias afetadas e há suspeita de que até se beneficiarão do fundo resultante dessa contribuição.

Sobre o assunto, recebemos a informação abaixo que, claro, nessa democracia de araque não vamos revelar as fontes:

"(...), o RH concede licença remunerada depois que a Secretaria de Educação analisa a papelada.
2008 foi um muito ano difícil para licenças com vencimento e está sendo até hoje. 2007 foi o último ano melhor.
Os sindicatos participaram durante um ano da confecção dessa Lei. Não vi nenhum sindicato defendendo a retirada de artigos referentes às licenças, e outros, terríveis, que estão na Lei de 29/12/11 (publicada no dia 30/12/11 no DOM).

Não fazia parte nem das 5 emendas reivindicadas pelos sindicatos, necessárias também, e somente elas foram discutidas ao final. O T... levou à Câmara um documento no dia da audiência, um vereador entrou com uma emenda (acho que foi o I...).

Por conta de um acordo entre governo e câmara, todas as emendas foram retiradas atendendo parcialmente as 5 que foram levadas pelos sindicatos. Também era coisa séria.

Agora, quando vem a cobrança (teria que vir após 3 meses da publicação e regulamentação), o melhor é ouvir o que o secretário tem a falar na reunião, que só foi marcada porque houve muita reclamação, o próprio M. D. tratou de marcá-la. Convocou os sindicatos para que estes representem o pessoal em licença. Creio que as pessoas que tiraram licença para aperfeiçoamento, ou para acompanhamento de pessoa doente em família (licenças geralmente pequenas e com tempo certo de término) estão sendo confundidas com licenciados para cargos eletivos, que passam anos e anos licenciados para os cargos de vereança e deputança.
Por que os sindicatos não se enfronharam até hoje nessa luta, mesmo sabendo que pode ser considerado tempo fictício, apesar de constar em um artigo que será considerado?! Não é negócio para nenhum fundo de previdência perder esse extra, é uma boa soma. O Fufin quer gerir o fundo com o máximo de recursos, óbvio. Tem 6 servidores (2 da Educação) e 6 do governo administrando o Fundo e ganhando, cada qual, 1.200 pelas reuniões. O "voto de Minerva" é do presidente, que é o M D. (tem uma boa equipe e entende tudo de previdência). Estamos fulminados.
Por isso coloquei a carta sobre a reunião. Sei que o jeito será, em penúltima instância, entrar com processo interno, que poderá ser indeferido.
A última instância é processo com advogado extra (sindicatos trabalharam juntos, não vão querer perder dinheiro para depois o juiz dizer que conheciam, desde o princípio, o fato); ou não fazer nada e ficar com dívida ativa (é fria).

POR ISSO A SUA PRESENÇA NA REUNIÃO É INDISPENSÁVEL! Para que possa entrar com um processo interno plausível, ou, até mesmo, auxiliar na resolução política da pendenga. Os sindicatos vão lhe representar melhor vendo você, farão o discurso que o sindicalizado quer ouvir deles, você sabe disso!
Se meus colegas aposentados e um representante meu não fossem às reuniões estaríamos sem um centavo de reajuste. Tivemos pouco, mas tivemos.(...)"
Ao que parece, nenhum licenciado foi convidado para essa reunião e nem podem ir porque os verdadeiros prejudicados pediram licença porque não estão podendo nem trabalhar!!


No meu caso estava no prazo final para entrega do trabalho para o qual custei a me licenciar!


É sempre assim, nos negam direitos, fazem de tudo para impedir que nos aperfeiçoemos ou cuidemos dos nossos interesses SEM ÔNUS para a PBH e ainda, não satisfeitos com isso, esses bolcheviques, socialistas e sindicalistas de meia tigela, que acham que ESTUDAR e CUIDAR DA PRÓPRIA VIDA é coisa de BURGUÊS, tratam de nos impedir de progredir, de pensar, para que continuemos sendo para sempre as babás dos seus programas inócuos, estúpidos de "educação" que visam apenas se apropriar das verbas (dinheiro dos nossos impostos) e fazer propaganda enganosa!

Nem vou revelar meu nome aqui para não ter mais dor de cabeça! Afinal, não quero ser mais um herói idiota da história que se sacrifica por uma classe que, mesmo sendo traída por seus representantes por anos, continuam elegendo-os e querendo acreditar neles!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

LANÇAMENTO NA INTERNET DA WDL, A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL.

BIBLIOTECA MUNDIAL

A NOTÍCIA DO LANÇAMENTO NA INTERNET DA WDL, A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL.
QUE PRESENTE DA UNESCO PARA A HUMANIDADE INTEIRA !!!

Já está disponível na Internet, através do site www.wdl.org

É uma notícia QUE NÃO SÓ VALE A PENA REENVIAR MAS SIM É UM DEVER ÉTICO, FAZÊ-LO!

Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e
explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as
bibliotecas do planeta.

Tem, sobretudo, caráter patrimonial" , antecipou em LA NACION
Abdelaziz Abid, coordenador do projeto impulsionado pela UNESCO e
outras 32 instituições.

A BDM não oferecerá documentos correntes, a não ser "com valor de
patrimônio, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do
mundo em idiomas diferentes:árabe, chinês, inglês, francês, russo,
espanhol e português.

Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas".

Entre os documentos mais antigos há alguns códices precolombianos,
graças à contribuição do México, e os primeiros mapas da América,
desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562",
explicou Abid.

Os tesouros incluem o Hyakumanto darani , um documento em japonês
publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da
história; um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do
Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando
o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras
chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da
Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século
XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.

Fácil de navegar:

Cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve
explicação do seu conteúdo e seu significado.

Os documentos foram passados por scanners e incorporados no seu idioma
original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas o
PORTUGUÊS.

A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber
um número ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e
ilustrações.

Como acessar o sítio global?

Embora seja apresentado oficialmente na sede da UNESCO, em Paris, a
Biblioteca Digital Mundial já está disponível na Internet, através do
sítio:

www.wdl.org

O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar diretamente pela Web
, sem necessidade de se registrarem.

Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas
geográficas, tipo de documento e instituição.

O sistema propõe as explicações em sete idiomas ( árabe, chinês,
inglês, francês, russo, espanhol e português ), embora os originas
existam na sua língua original.

Desse modo, é possível, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de
São Mateus traduzido em aleutiano pelo missionário russo Ioann
Veniamiov, em 1840.

Com um simples clique, podem-se passar as páginas um livro, aproximar
ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos.

A excelente definição das imagens permite uma leitura cômoda e minuciosa.

Entre as jóias que contém no momento a BDM está a Declaração de
Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de
numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a
primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que
acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o
original das "Fábulas" de La Fontaine, o primeiro livro publicado nas
Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg, e umas
pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C.

Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas:

América Latina e Médio Oriente.

Isso deve-se à ativa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, à
biblioteca de Alexandria no Egito e à Universidade Rei Abdulá da
Arábia Saudita.

A estrutura da BDM foi decalcada do projeto de digitalização da
Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que começou em 1991 e
atualmente contém 11 milhões de documentos em linha.

Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a
investigadores, professores e alunos.

Mas a importância que reveste esse sítio vai muito além da incitação
ao estudo das novas gerações que vivem num mundo audiovisual.


--
Prof. Paulo Roberto

"O professor precisa tornar-se uma fonte perene, segura e generosa onde os
discentes, com liberdade, saciem a sede de conhecimentos." (SILVA, 2010).


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Prof. Paulo
Data: 16 de maio de 2012 20:14
Assunto: LANÇAMENTO NA INTERNET DA WDL, A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Fwd: Observação astronômica no coração de BH - Projeto Quarta Crescente

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: REITORIA-ATI-LCC-Servico de Divulgacao <divulgacao@lcc.ufmg.br>
Data: 18 de abril de 2012 22:34
Assunto: Observação astronômica no coração de BH - Projeto Quarta Crescente
Para:






A lua e as estrelas ao alcance das mãos
   Este mês está de volta o Projeto Quarta Crescente, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Com o objetivo de incentivar o interesse da sociedade em geral pela astronomia, o projeto proporciona a experiência de conhecer um pouco mais sobre os astros por meios de observações e atividades de ensino e lazer. Idealizado pelo professor Renato Las Casas, do departamento de Astrofísica do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, o projeto, que já está em seu quarto ano de funcionamento no Museu, ocorre uma vez por mês, de abril a setembro, em todas as quartas-feiras de lua crescente.
   Nesta edição, os visitantes terão a oportunidade de assistir a uma palestra multimídia sobre a estrutura do universo, ministrada pelo próprio professor Las Casas. Nas sessões do planetário, o público poderá observar as estrelas da bandeira brasileira vistas de Minas Gerais. Haverá ainda um laboratório interativo, cujo tema é "Espectros – como a luz nos traz informações dos astros". As atividades se completam com a observação de astros e estrelas, como a Lua e Netuno por meio de telescópios que ficam à disposição do público.

O valor da entrada é R$4,00.
As atividades no Observatório do MHNJB começam às 18h30 e terminam às 22h00.
O Museu fica na Rua Gustavo da Silveira, nº 1035 – Bairro Santa Inês

Programação
Inicio 18h30
Palestra Multimidia – Estrutura do Universo - Prof. Renato Las Casas
Sessões do planetário – Estrelas da bandeira brasileira
Laboratório Interativo – Espectros – como a luz nos traz informações dos astros
Observações – Lua, Netuno, dentre outros.
Término 22h00

Entrada gratuita
Obs.: Sugerimos trazer lanternas para iluminar o caminho até o observatório.
Mais informações:
www.observatorio.ufmg.br ou (31) 3461-4204.

segunda-feira, 19 de março de 2012


Calendário da Greve da Educação Infantil de BH

Companheir@s,
para acompanhar, divulgar e apoiar a greve da educação infantil de BH por carreira única, salário igual para trabalho igual e formação igual. Esta foi a promessa de campanha que o Lacerda não cumprida até agora. 
Para nós grevistas é muito importante a presença de pessoas de outros movimentos sociais e das universidades (UEMG e UFMG são as maiores formadoras de "educadoras infantis" da PBH). 
Considerando que um dos eixos do 8 de março de Minas foi a questão da educação infantil (vagas para as crianças e valorização profissional) é fundamental o apoio dos movimentos/instituições na divulgação da greve, nos encaminhamentos da luta e nos atos públicos.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DA GREVE EDUCAÇÃO INFANTIL
19/03 - REGIONAIS DE GREVE - 8 h e 14h
19/03 - COMANDO DE GREVE - 18h - SINDREDE
20/03 - MANIFESTAÇÃO 14 h - PORTA DA PBH
20/03 - COMANDO DE GREVE -  após o ato no SINDREDE
21/03 - MANIFESTAÇÃO 9 h - PORTA DA SMED
22/03 - ASSEMBLEIA ÀS 14 h - LOCAL A CONFIRMAR

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

[TL] Texto Livre: Linguagem e Tecnologia CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO 2012


Prezados amigos e colegas,

A Revista Texto Livre recebe, até o dia 15 de abril, submissões de
artigos, resenhas e ensaios sobre o tema "Cyberbullying" para o volume 5,
número 1 (outono de 2012) e, até 31 de agosto, submissões de tema livre,
para publicação no volume 5, número 2 (primavera de 2012).

A Revista Texto Livre: linguagem e tecnologia, ISSN 1983-3652, é uma
publicação científica semestral vinculada à Faculdade de Letras da UFMG,
que visa à publicação de textos inéditos sobre Linguística, Educação
(inclusive Educação a Distância), Cultura Livre, Software Livre,
Tecnologia da Informação e, sobretudo, abordagens interdisciplinares. Ela
recebe textos em português, inglês, espanhol e italiano, que são
submetidos à avaliação do Conselho Editorial, segundo as normas para
contribuições.
As diretrizes para os autores podem ser encontradas no seguinte endereço:
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/about/submissions#authorGuidelines

Atenciosamente,
Ana Cristina Fricke Matte
Editora da Revista Texto Livre
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/
Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
http://revistas.letras.ufmg.br/
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br

--
MENSAGEM DE ASSINATURA AUTOMÁTICA (NÃO PESSOAL)

(SE JÁ LEU ISSO ANTES, DESCONSIDERE-A )

 Mudei meu e-mail oficial (*)

de

woodson@terra.com.br

para

woodsonfiorini@gmail.com

Contudo, suas mensagens continuarão chegando,se forem enviadas para o Terra - woodson@terra.com.br - pois são automaticamente redirecionadas para o novo endereço. Portanto não é preciso reenviá-las.

(*)Obs. só envie mensagens formais e importantes para os endereços acima.

Piadinhas e outras bobagens, escreva para

woodsonfc@yahoo.fr

Um abraço e obrigado

Woodson Fiorini

 


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

[TL] Texto Livre: Linguagem e Tecnologia publica nova edição


Caros leitores,

A revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia acaba de publicar seu último
número, disponível em
http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre. Convidamos a navegar
no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu
interesse.

Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho,
Ana Cristina Fricke Matte
acris@textolivre.org

Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
v. 4, n. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
Sumário
http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/issue/view/28

Na trilha do Texto Livre
--------
EDITORIAL
       Ana Cristina Fricke Matte,      Daniervelin Renata Marques Pereira


Educação e Tecnologia
--------
RELAÇÕES AFETIVAS: REAIS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
       Denise Sodré Dorjó

O USO DO CMS JOOMLA E SUAS FERRAMENTAS HIPERTEXTUAIS NA PRODUÇÃO DE SITES
EDUCATIVOS E  DE MATERIAL DIDÁTICO ONLINE
       Marcos Antônio Pereira Coelho,  Fabiana Aguiar de Miranda,      Jeferson Cabral
Azevedo,        Joyce Vieira Fettermann,        Carlos Henrique de Souza
Medeiros,       Daniella Costantini das Chagas Ribeiro

POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL EM PALMAS - TO: O PROJETO PALMAS VIRTUAL
       Darlene Teixeira Castro

USO DE FERRAMENTAS DA INTERNET NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE
LEITURA E ESCRITA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA VISÃO DE ESTUDANTES DE
LETRAS-PORTUGUÊS NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL
       Adriana Paula da Silva Amorim

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (TAMBÉM DIGITAIS) DE ALUNOS SURDOS:
POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO
       Heloísa Andreia de Matos Lins


Documentação em Software Livre
--------
AVALIAÇÃO DE QUALIDADE  DO SOFTWARE EDUCATIVO DE AUTORIA ELO
       Maria de Fátima Franco


Produção Textual e Tecnologia
--------
DALL'ALTRA PARTE DI WIKIPEDIA: MIGLIORARE LA PRODUZIONE DI TESTO IN
ITALIANO L2 ATTRAVERSO L'EDIZIONE DI VOCI DELL'ENCICLOPEDIA LIBERA ONLINE
       Marco Sbicego

OPERAÇÕES DE RETEXTUALIZAÇÃO EM TEXTOS DIVULGADOS EM SITES E NO TWITTER
- O CASO DOS PERFIS DAS UNIVERSIDADES PIAUIENSES
       Leila Rachel Barbosa Alexandre, Bruno Diego de Resende Castro,  Maria
Lourdilene Vieira


Linguística e Tecnologia
--------
AS HEMEROTECAS DIGITAIS DISCURSIVIZADAS NA WEB: HETEROGENEIDADE DISCURSIVA
E FORMAÇÃO IMAGINÁRIA NA REDE
       Francis Lampoglia,      Valdemir Miotello,      Lucília Romão

WEB 2.0 E AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM: NOVOS GÊNEROS?
       Júlio Araújo,   Lucas Lima de Vasconcelos


Licenças Livres
--------
CREATIVE COMMONS E O DIREITO À CULTURA LIVRE: AS LICENÇAS CRIATIVAS
FRENTE ÀS LIMITAÇÕES DO DIREITO AUTORAL NA INTERNET
       Honácio Braga de Araújo


Comunicação e Tecnologia
--------
PRODUÇÃO COLETIVA E ATIVAÇÃO DE REDES: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE
ATIVISMO SOCIAL
       Dalton Martins


Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
http://revistas.letras.ufmg.br/
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Acidente envolvendo alguns veículos e ônibus do Sind-UTE causa mortes e deixa feridos

Acidente envolvendo alguns veículos e ônibus do Sind-UTE causa mortes e deixa feridos
Foto divulgação: Polícia Rodoviária Federal


Foi com pesar que li em vários sites e jornais sobre o acidente com ônibus que transportava integrantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG), ocorrido na BR-262, em Luz, na região Centro-Oeste do Estado. Solidarizo-me com familiares das vítimas e com a direção da entidade, assim como com os familiares das vítimas dos demais veículos.

Modesta (Professora aposentada/PBH)

.....................................

"A cid ent e

Nestes distantes extremos BR-262

Inquietante estranheza

Alegria e tristeza

fruto e desfruto do tempo

correnteza botton batom

a pausa

aqui e agora estão

na lembrança os traços, a face, anel

pul sei r a

os gestos, o sorriso, o brinquedo

como quando sem esperar km 535

tragados fatalmente desespero

mas vivos na memória

(Colisão entre Fiat Uno, ônibus com delegação do Sind-UTE/MG, caminhão e carreta, deixa mortos e feridos na BR -262)."

José Maria Theodoro

Professor/ Escritor

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fwd: STIS - fevereiro de 2012 - Adaptatividade


O Laboratório SEMIOTEC, da FALE/UFMG, tem o prazer de convidar para a conferência do STIS 2012:


"Adaptatividade aplicada
à educação e aos estudos da linguagem"



Conferencista: João José Neto LTA/POLI/USP


Quinta 23/02  às 20h


Conferência online:
http://stis.lingtec.org
 --
http://www.letras.ufmg.br/profs/anamatte/
 Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

VETA LÁ MERDA e CORTA LÁ VERBA!


Leia nos Jornais:


VETA LÁ MERDA

Fonte Hoje em Dia 20/01/2012














Destaque da FONTE OTEMPO: Aumento. O orçamento de 2012 aprovado pela Casa também guarda uma contradição com o discurso praticado. Ao mesmo tempo em que anuncia aos quatro cantos que prima pela economia e "completa correção com o dinheiro público", o Legislativo de Belo Horizonte aprova uma estimativa de gastos de R$ 180 milhões para este ano, ou seja, 27,6% acima do montante previsto em 2011 segundo a Câmara.



EM: Vereadores de BH aprovam reajuste do próprio salário em 61,8%

"Talento extraído da dureza do asfalto"

"Talento extraído da dureza do asfalto"
Texto de Elemara Duarte
Sobre "O louco da Praça Tiradentes e outros poemas"
Foto: Marcelo Prates
Cultura, página 3, edição do dia 16/01/2012
Fonte: Jornal Hoje em Dia

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lacerda virou objeto direto em slogan

Querelas da língua portuguesa


Lacerda virou objeto direto em slogan



Publicado no Jornal OTEMPO em 07/01/2012



MODESTA TRINDADE THEODORO


Pedagoga e professora aposentada



Três colegas e eu éramos da comissão de imprensa em uma greve que aconteceu quando Patrus Ananias era prefeito de Belo Horizonte. Em uma das reuniões, de repente, um colega filósofo soltou a pérola:

- Patrus é feio, não é?

Calamos, depois veio o burburinho:

- Por causa de quê? Da barba?

- Também sou feia, nem vem. Veja o meu nariz, e olha que eu gosto dele.

- Não, gente! Patrus é feio porque não paga no dia correto, porque deixa a greve continuar, porque... é feio!

- Parece um homem de princípios.

- Mas é feio!

Batata! Surgiu o outdoor. "Patrus, é feio...". Os três primeiros termos em letras garrafais, a explicação da feiura em letras reduzidas. Ninguém enxergava a vírgula entre o vocativo e o restante do texto.

Lembrei-me do fato ao ler nos jornais a frase imperativa criada pelos manifestantes: "Veta Lacerda". Depois, seguem as explicações: veta o aumento de 61,8% para os vereadores, veta o projeto que cria 12 cargos comissionados para a Câmara e por aí vai.

Minha irmã mora em Vila Velha (ES) e leu em um jornal sobre o movimento "Veta Lacerda". Desconhecendo o contexto, logo questionou o porquê de o pessoal estar pedindo para vetar o prefeito. Expliquei-lhe, então, o contexto. A vírgula sumiu, Lacerda se transformou em objeto direto, já que o verbo aí é transitivo direto. Querelas da língua portuguesa.

Espero que o prefeito enxergue a vírgula inexistente. Nem sei se ele é feio, mas, tal qual Patrus, é esperto.

Meus desejos para 2012

Desejo que o mundo evolua para um sistema econômico e social que seja motivante, realmente libertário. cooperativo, cada vez mais voltado para a soluções amplas que abarquem a diversidade de interesses e reais necessidades da população e de suas futuras gerações. Que não se gaste tanto com as demandas de corporações que alimentam a estupidez humana e ou com paliativos para amenizar ou velar a miséria, ignorância e desequilíbrios que essa estupidez  produz. Desejo outrossim, que todo ser humano seja atendido minimamente em suas necessidades mais básicas (moradia, educação, saneamento e saúde), não de uma forma falsamente caridosa e inclusiva, que retire de cada indivíduo sua responsabilidade de autogestão, mas como uma efetiva política de cumprimento de passivos sociais para que dê condições mínimas aos indivíduos e sociedade de buscar formas conscientes, sustentáveis, ecológicas de produção, de se expressar e organizar para realizar os desígnios da humanidade nesse pequeno e efêmero planeta! 
Desejo também que alcancemos um estágio de consciência que permita a cada indivíduo assumir sua parte na descoberta e realização desses desígnios sem se submeter a dogmas como receitas infalíveis, sejam elas econômicas, filosóficas, religiosas, científicas ou tecnológicas.

Woodson FC