Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Votos de um feliz DES_ERROS VELHOS...

Pessoal,

Vai parecer que sou mais um que faz um discurso hipócrita de babaca incoerente metido a ecologista mas que dirige uma bosta de automóvel poluente! E quem pensa assim, não está nem um pouco errado sobre mim, sou exatamente isso! Porém, acho importante aproveitar esse momento de festividades para, oportunamente e oportunisticamente, na condição de mais um indivíduo contraditório, falar de ideias e práticas babacas em prol de um mundo em que desejaria viver para não ter de depender da merda do meu automóvel. Vou ser o mais direto e sucinto possível, afinal, a única coisa que não existe de sobra pra ninguém é "tempo" e o da humanidade no planeta está se esgotando.
  
Desejo para os próximos Natais e passagens de ano que:
  1. A economia dos países PARE DE CRESCER ou, pelo menos,  que  esse crescimento deixe de ser um índice ou valor absoluto, imprescindível e inquestionável, que tem sido traduzido pela imprensa como sinal inequívoco da saúde econômica dos países! É que não faz sentido continuar crescendo, produzindo e consumindo cada vez mais para alimentar um sistema que gera fome, corrupção, exclusão, exploração; lixo, poluição e desmatamento, violência, doenças, problemas climáticos, desequilíbrio ecológico, nos conduzindo em direção a um trágico e evidente final para que poucos possam gozar de um luxo desmesurado enquanto a maior parte da população vive literalmente na merda, ralando e sofrendo para sustentar o luxo e valores deles (Ex: a bosta do meu veículo); 
  2. Que cada ser humano possa ter condições de consumir e produzir conscientemente e de forma saudável e sustentável. Vou dar só três exemplos de como podemos mudar nosso cotidiano para viabilizar isso:
    • Com a tecnologia que existe hoje, não faz mais sentido ter as bostas dos automóveis que  frequentemente carregam uma pessoa, mas pesam 10 ou mais vezes o peso médio de um homem. Por outro lado, para desencargo de consciência, não faz sentido consumir carros alternativos absolutamente inviáveis e ou carésimos. Por que as fábricas de automóveis não fazerm carros baratos, minúsculos, leves, seguros, híbridos, viáveis tanto para andar nas estradas e nas cidades? Creio que eles poderiam ter pequenos motores a álcool feitos só para recarregar as baterias de seus motores elétricos ao invés de passar horas recarregando suas baterias em tomadas, sobrecarregando ainda mais o já poluente, antiecológico e até perigoso sistema de geração de eletricidade em grande escala.
    • Por que o transporte público no Brasil não adotou um transporte como o Aeromóvel (clique aqui para ver) ? Ele foi inventado por um brasileiro na década de 70 e sua relação custo e benefício é fantástica! Qualquer mecânico ou eletricista pode dar manutenção em um sistema desse sem ter de trazer técnicos especializados lá de fora;
    • Por que tomamos banho usando tanta água e energia elétrica quando podemos usar 1/5 delas em um banho demorado, silencioso e prazeroso?   Dá até para cantar no chuveiro. Andei fazendo experiências na minha casa que tem um eficiente e pequeno aquecedor solar com um reservatório de apenas 200 litros e uma placa de aquecimento de 1/ 0,25 m. A primeira água, que vem fria, eu uso para lavar e enxaguar o cabelo. A água quente, que vem em seguida, uso para lavar o corpo, fazer a barba. Abro ela no mínimo, 1/5 da vazão normal, economizando água e sabonete e sem prejuízo da higiene (pelo menos ninguém reclamou da minha higiene!). Aberta assim, o próprio encanamento resfria a água quando vem do aquecedor solar muito quente, dispensando gastar mais água para resfriá-la. Para viabilizar essa economia em sua casa, além de ter um aquecedor solar, basta adaptar um chuveiro no formato de ducha ou fechar a torneira e deixar a água praticamente gotejar. Quando o aquecimento solar não for suficiente (tempo frio, chuvoso e ou nublado), o chuveiro ou sistema de aquecimento elétrico pode ser acionado, mas com sua potência reduzida e otimizada por equipamentos eletrônicos de controle de temperatura que existem no mercado, já que o pequeno aquecimento solar e a pouca quantidade de  água permitem usar os aquecedores com cerca de 1/5 de sua potência, mesmo em ambientes mais frios.
É só isso. Se ainda tiver um tempinho (uns 10 minutos),  é interessante ver ou rever esse vídeo:

A HISTÓRIA DAS COISAS - Em PORTUGUÊS



Desejo um feliz renascimento nesse Natal e que tenhamos condições de revisar tantos erros velhos!

Feliz Natal e Ano Novo

Woodson Fiorini

2 comentários:

Anônimo disse...

Feliz Natal para ti também.

Orvalho do Céu disse...

OLÁ,
Que o seu Novo Ano seja repleto de realizações e bênçãos!!!
Um Novo Olhar sobre todos os segmentos da sua vida e em todos os níveis do seu viver...
Novas alegrias e nova paz de espírito...
Novos horizontes a alcançar...
Novos ações, novas intenções e novas operações...
Viva 2012 que chega pra ficar e nos renovar!!!
Seja muito abençoado e feliz!!!
Abraço fraterno e festivo