diante da decisão tomada de apoio ao Hélio Costa, nada mais me restou fazer. Envio artigo que sairá amanhã no OTEMPO. Abraços. Sandra
MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO”
Adeus ao Partido dos Trabalhadores
Sandra Starling
Ao tempo em que lutávamos para fundar o PT e apoiar o sindicalismo ainda “autêntico” pelo Brasil afora, aprendi a expressão que intitula este artigo. Era repetida a boca pequena pela peãozada, nas portas de fábricas ou em reuniões, quase clandestinas, para designar a opressão que pesava sobre eles dentro das empresas.
Tantos anos mais tarde e vejo a mesma frase estampada em um blog jornalístico como conselho aos petistas diante da decisão tomada pela Direção Nacional, sob o patrocínio de Lula e sua candidata, para impor uma chapa comum PMDB/PT nas eleições deste ano em Minas Gerais.
É com o coração partido e lágrimas nos olhos que repudio essa frase e ouso afirmar que, talvez, eu não tenha mesmo juízo, mas não me curvarei à imposição de quem quer que seja dentro daquele que foi meu partido por tantos e tantos anos. Ajudei a fundá-lo, com muito sacrifício pessoal; tive a honra de ser a sua primeira candidata ao governo de Minas Gerais em 1982. Lá se vão vinte e oito anos! Tudo era alegria, coragem, audácia para aquele amontoado de gente de todo jeito: pobres, remediados, intelectuais, trabalhadores rurais, operários, desempregados, professores, estudantes. Íamos de casa em casa tentando convencer as pessoas a se filiarem a um partido que nascia sem dono, “de baixo para cima”, dando “vez e voz” aos trabalhadores. Nossa crença abrigava a coragem de ser inocente e proclamar nossa pureza diante da política tradicional. Vendíamos estrelinhas de plástico para não receber doações empresariais. Pedíamos que todos contribuíssem espontaneamente para um partido que nascia para não devermos nada aos tubarões. Em Minas tivemos a ousadia de lançar uma mulher para candidata ao Governo e um negro, operário, como candidato ao Senado. E em Minas (antes, como talvez agora) jogava-se a partida decisiva para os rumos do País naquela época. Ali se forjava a transição pactuada, que segue sendo pacto para transição alguma.
Recordo tudo isso apenas para compartilhar as imagens que rondam minha tristeza. Não sou daqueles que pensam que, antes, éramos perfeitos. Reconheço erros e me dispus inúmeras vezes a superá-los. Isso me fez ficar no partido depois de experiências dolorosas que culminaram com a necessidade de me defender de uma absurda insinuação de falsidade ideológica, partida da língua de um aloprado que a usou, sem sucesso, como espada para me caluniar.
Pensei que ficaria no PT até meu último dia de vida. Mas não aceito fazer parte de uma farsa: participei de uma prévia para escolher um candidato petista ao governo, sem que se colocasse a hipótese de aliança com o PMDB. Prevalece, agora, a vontade dos de cima. Trocando em miúdos, vejo que é hora de, mais uma vez, parafrasear Chico Buarque: “Eu bato o portão sem fazer alarde. Eu levo a carteira de identidade. Uma saideira, muita saudade. E a leve impressão de que já vou tarde.”
6 comentários:
Estou me desfilando do Pc do B
Por Silvanito Dias e Silva
08/06/2010 às 12:26
Prezados Companheiros,com certo pesar,porém, convicto da decisão,venho através deste,comunicar-vos a minha desfiliação do Pc do B,não por causa do partido em si,mas em virtude da falta de compromisso dos companheiros da minha região com a ideologia do mesmo.Me cansei desses rachas e de muita hipocrisia,mas continuo torcendo pelos sinceros.
Estou me desfiliando do partido.
Email:: silvacordeldias@hotmail.com
URL:: Bahia
Link da notícia: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/06/473005.shtml
domingo, 6 de junho de 2010
A FOICE E O MARTELO DE CERTOS PARTIDOS ESTÃO A DIREITA!
DUARTE PEREIRA
4/6/2010
Aldo Rebelo:
Que patético, que vergonha e o quão sórdida e traidora representa a posição sua e do seu partido.
Pensei que voce fosse comunista,(pelo menos voce se diz), que estivesse do lado dos direitos humanos, em especial daqueles que morreram e deram suas vidas neste pais, muitos através desse Partido seu o PCdoB, como é o caso dos meus irmãos que morreram defendendo essa bandeira. Mas vejo que voce está contra eles ou a memória do que eles representaram, pois quem apoia a impunidade dos carrascos que os trucidaram se coloca contra eles também.
Patética e covarde a sua posição não acha?
Voce consegue dormir a noite?
Voce realmente acha que o STF expressou a vontade nacional? Voce acha que a vontade nacional é pela prevalência da impunidade e da consagração da tortura?
E pensar que o PCdo B sempre discursou, exaltando a luta da guerrilha do araguaia , o heroismo, etc mas que vemos hoje que tudo isso nunca passou de um lema propagandistico e que é usado ainda hoje pelo seu Partido. No entanto a politica do PCdoB é essa, a da traição da mémoria desses que lutaram e deram suas vidas.
Estou com nojo. Muito nojo mesmo.
Lembra-se do congresso da UNE la em Piracicaba que voce foi eleito presidente da UNE. Tinha um discurso firme, radical, cheguei até votar em voce naquela ocasião. Bem mais tarde, por volta de 1992 não me recordo a data encontrei voce na casa de um amigo em Presidente Prudente que era do PCdo B e que fez questão de me convidar a um churrasco pois voce estaria presente.
Mas que vergonha ! O que voce virou !
Espero não ouvir mais esses discursos triunfalistas do seu Partido em relação a qualquer morto e desaparecido politico, como forma de propaganda de seu Partido. Ainda me verás virar bicho numa ocasião destas, e ainda ouvirão o que não estão preparados para ouvir.
Espero que voce não se reeleja nesta proxima eleição, a cada mandato voce se destroi enquanto pessoa e prejudica também a verdadeira democracia que almejamos.
Clóvis Petit de Oliveira - irmão de Maria Lucia, Lucio e Jaime Petit da Silva mortos na Guerrilha do Araguaia
Reportagem referida por Clóvis Petit abaixo
**
01/05/10 – Folha de São Paulo
Militares recebem com alívio decisão do STF
Pois é, Sandra!
Você demorou a sair. Estamos cansadas de saber da natureza do PT: vendido, pelego e stalinista.
E agora, vamos votar no anestesia ou no hélio (b)osta?
Sair não quer dizer votar.Vote no PSTU ou no PSOL.
Ou vote NULO ou em branco.
só tem os dois nomes?
vote em quem quiser.
Postar um comentário