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segunda-feira, 6 de abril de 2009

carta da Áurea a Macaé

Data: Quinta-feira, 26 de Março de 2009, 21:40


Amigas e amigo,
Estou repassando essa carta da Aurea, com autorização dela, pois vivi essa dura realidade quando voltei da SMED para a escola e compreendo bem o desespero dela. Ainda bem que na época tive a sorte e o bom senso de tirar 5 meses de férias prêmio na rede municipal, às quais tinha direito, e no retorno imediato fiquei trabalhando em um só dos meus dois cargos (na escola estadual Pedro Américo, que atendia na época muitos jovens do Taquaril e Alto Vera Cruz que não encontravam vagas nas escolas mais próximas) senão, acho que teria enlouquecido.
Hoje, trabalhando em um cargo só, e em uma escola que de certa forma tem uma situação privilegiada se comparada com o Levindo Coelho, também eu voltei a tomar meus lexotans depois que caí na besteira de entrar na coordenação pedagógica da escola, coisa que,ultimamente, raramente eu fazia.
Estava feliz e satisfeita com minhas aulas de física e com os desafio de, se não ensinar física, pelo menos construir uma relação legal com meus alunos do noturno, mas também ensinando Física para alguns, ler e interpretar a outros, ensinando e principalmente aprendendo as novas regras de convivência na escola, o que aliás acontece geralmente com muito sofrimento.
Agora ando de novo em crise ao assumir esse novo lugar na escola e ando apanhando bastante mas não estou disposta mais, de forma alguma, a adoecer por causa disto.
Já sai do gabinete da SMED por vontade própria.
já paguei 33% à previdência para me aposentar no estado pelos anos que, por minha militãncia no PT e minha crença no projeto de educação me afastei da regência.
Minha aposentadoria passou para 30 anos na PBH pela mesma razão acima. Que ferro hem?
Posso sair de novo a qualquer momento desse novo lugar a não ser que veja sentido no que estiver fazendo.
Pois é pessoal conversar com os amigos nesses momentos ajuda muito. Quero ouvi-los. Também eu preciso da preciosa ajuda de meus queridos amigos.
A Aurea entrou de licença médica. Como diz a Brácara, eu não tenho coragem de pirar. Sendo assim, conto com voces e aceito opiniões.
Beijos,
Rosaura


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ENQUANTO A DINÂMICA DAS SALAS DE AULA CORRE, A SMED, REGIONAIS E DIREÇÃO DE ESCOLA ESTÃO A TOMAR PROVIDÊNCIAS E OS PROFESSORES REMÉDIOS


Que me desculpem todos vocês, mas a realidade não pode ser desconsiderada!!!Não dá mais para entrar no jogo do “ensaio sobre a cegueira”!!!!!
O modo indicativo e tempo presente usados na estrutura da oração subordinada temporal que inicia esse título, assim como o tempo composto com infinitivo na oração principal não são figuras de estilo, mas opção por tempos verbais que realmente mostram a realidade vivida pela educação. O que é “estar a tomar providências”?
Na oração principal, poderia até usar o gerúndio, tão reverenciado por nós educadores, que nos dizemos de esquerda, mas esse tempo verbal indicaria algo que está sendo feito no momento e, infelizmente a realidade não é essa!!!
Relato aqui o ocorrido comigo, professora de Língua Portuguesa, com quase trinta anos de profissão. Esse relato pretende chamar a atenção dos gestores e professores para fazerem prevalecer o presente do indicativo nas ações necessárias à política educacional inclusiva desse município.
No dia 04 de março, enviei à Secretária de Educação, Professora Macaé, e à Regional Centro Sul um email expondo a situação dos alunos e professores na Escola Municipal Senador Levindo Coelho. Nesse pedia providências, ou melhor, socorro. Obtive da Secretária de Educação uma resposta muito bacana e a proposta de que agendariam uma reunião, mas até hoje nada foi feito.
Volto então a relatar.
Hoje, dia 19 de março de 2009, vou mais um dia para a escola, desanimada e certa de que as aulas que preparei para os alunos do 3º ciclo, 1º turno, não serão dadas. Mas busco entusiasmo não sei onde, entro para a sala de aula (sala 10, 6ª série) e inicio repetindo o que tenho falado com os alunos desde o primeiro dia de aula: coloquem o caderno, a agenda, o lápis, caneta, borracha, régua, tesoura sobre a mesa e guardem a mochila debaixo da carteira ou dependurada no encosto da cadeira (muitos se deitam, durante a aula, na mochila para dormir ou se escondem atrás dela para dar gritos ensurdecedores sem motivo algum ou para atirar bolinhas de papel enfiadas no corpo das canetas esferográficas).
Essa atividade demanda mais ou menos uns 20 min, pois metade da sala não ouve, ou finge que não ouve, continua a correr pela sala, está virada para trás conversando, está subindo nas bancadas sobre as janelas e de lá pulando de cadeira em cadeira e outros tantos estão a olhar no vazio, sem nada fazer.
Quando estão todos assentados, mais dez minutos para que escutem a proposta de trabalho para o dia.
Verifico o material, 14 alunos não trouxeram os textos distribuídos – no sentido de ajudá-los a se organizar e a organizar o material como está proposto nas nossas Proposições Curriculares, (do contrário, poderia entregar as folhas todos os dias e recolhê-las) ensinei-os a usar a contra capa da agenda, lugar ideal para guardar o material, sem que ele se perca ou amasse. Alguns têm no próprio caderno um local apropriado para isso e ensinei-os também a usá-lo para guardar as folhas.
Pergunto porque estão sem a agenda e sem as folhas, várias respostas: esqueci, meu irmão rasgou, fiz bolinha de papel, fulano (referindo-se a um colega de sala, ou mesmo de outras salas que durante os intervalos invadem como loucos as salas vizinhas, batem, jogam mochilas pelas janelas, rasgam material, andam sobre as carteiras) pegou rasgou ou fez bolinha de papel, rasguei porque achei que não iria precisar.
Enfim, 14 alunos sem os textos com os quais iríamos trabalhar. (ah, seria tão fácil se você os colocasse então em duplas para fazerem a atividade, penso eu). Ah! sim, seria e a responsabilidade e o compromisso ficariam para ser construídos não se sabe quando.
Depois de quase dois meses de aula sem conseguir que tragam o material, já tendo deixado alguns dessa mesma sala fora de minha aula, copiando os textos que seriam usados, volto a repetir a ação. Dessa vez, não anoto no meu caderno quem está sem material (sempre os mesmos, com raras exceções), peço que assinem uma folha e os encaminho para mesinhas perto da cantina, onde irão copiar os textos que necessitaremos em nossas aulas, já que serão duas. Peço-lhes que quando acabarem subam para que eu possa dar o visto e iniciarem as atividades programadas.
Desço algumas vezes para ver como anda a cópia e em uma dessas peço à coordenadora que redija um bilhete para que eu possa encaminhar às mães convocando-as para virem à escola. A coordenadora responde que não poderá fazê-lo porque está muito ocupada no momento, pois há salas sem professores. E chama minha atenção - e não é a primeira vez - dizendo que não posso colocar alunos fora de sala. Respondo já bastante irritada que não posso é ficar com eles na minha sala sem terem nada a fazer e perturbando os outros. Volto à minha sala e redijo o bilhete o qual entrego a ela e digo: está aí o bilhete é só xerocar e enviar, ela olha para mim e diz: - Áurea, você sabe que temos um formulário próprio para isso? Confesso que tive vontade de morrer. Não respondo e volto para minha sala.
Os alunos vão terminando de copiar e na medida em que voltam para a sala, vou tentando explicar-lhes o que devem fazer já que a outra parte da turma já fazendo a atividade. Quase impossível, entram gritando, atrapalhando os outros, batendo, tomando e rabiscando os cadernos, pondo apelidos. Um inferno!!!! Acabam essas duas aulas.
Estou acostumada a dar quatro, oito horas seguidas de aula tranquilamente, mas essas duas me tiraram todas as forças.
Vou para o recreio. O lanche que tento comer – um suco e um pãozinho integral - não conseguem descer. Acho estranho, guardo o lanche. Bebo um pouco de água e fumo um cigarro.
Agora aula na sala 09, também 6ª série. Quando chego à porta da sala tenho vontade de sumir, há pelo menos uns dez alunos de pé sobre a bancada debaixo da janela. Alguns não são alunos da sala e quando entro e fecho a porta, descem da bancada e saem correndo e gritando. Outros pulam da bancada para os tampos das carteiras até chegar no seu lugar.
A garota - infelizmente ainda não sei todos os nomes - que se assenta na última carteira da 2ª fila, perto da janela, pula da bancada para o tampo de uma carteira e depois para o tampo da sua, desce para a cadeira, pula no chão e corre, gritando pela sala atrás de um garoto. Passam na minha frente como se lá eu não estivesse e voltam.
Paro na frente de todos e fico olhando, tenho a impressão de que estou numa rebelião. Penso: o que fazer?
A menina que corria atrás do garoto, está de pé perto de sua carteira aos berros com um garoto - negro de cabelo descolorido e bem baixinho que se assenta na 2º ou 3º carteira, da 2ª fila perto da janela - que está assentado no chão.
O garoto (magro, mais alto do que os colegas, cabelos, curtos e lisos) que se assenta na penúltima carteira da fila perto da janela me pede para ir correndo lá fora, pois jogaram sua mochila pela janela.
Bolinhas de papel atiradas com o corpo das canetas, voam em todas as direções. Isso é o que mais me chama a atenção, mas garotos e garotas de pé, correndo, gritando tem aos montes.
O que me resta: dou um berro e peço que todos se assentem e tirem o material. Digo que estou ali para ensinar e que ganho meu dinheiro ensinando ou não, mas que desde o primeiro dia de aula havia dito que não queria ver nenhum aluno meu sem aprender e da forma como eles estavam estava impossível.
Disse ainda que por serem pobres e morarem na favela não precisavam ser mal educados – gritar, pisar sobre as carteiras, etc- e nem tampouco não aprenderem o que precisavam aprender. Dei aquele sermão.
A garota continua de pé berrando, o garoto da mochila já voltou e grita e o negro de cabelo descolorido está assentado no chão, encostado na parede no fundo da sala.
Vou até a garota, digo que chega, que se assente e mando o garoto negro de cabelo descolorido se levantar do chão e assentar no seu lugar.
Ele vai até a sua carteira e diz que não tem cadeira, vou até lá atrás na sala, apanho uma cadeira vazia e ponho em sua carteira para se assentar. Ele não se assenta e passa a mexer com os outros colegas e atirar bolinhas de papel. Volto e digo para se assentar e tirar o material. Ele se assenta, tira algumas coisas da mochila e. diz que não vai fazer nada.. Peço-lhe então que se retire de sala, ele diz que vai com imenso prazer (disso eu não duvido!!!, pois o garoto não quer nada com os estudos) e começa a guardar algumas coisas que estavam sobre a mesa bem devagarzinho. Digo a ele que ande depressa que preciso dar a aula. Ele responde que eu que quiser que espere. Já bastante irritada, pego sua mochila e as coisas que ainda estão sobre a carteira e coloco sobre a murada do corredor e digo: - agora pode ir, suas coisas já estão lá fora. Ele levanta e sai fazendo os maiores desaforos. Se minha mochila sumir, você me paga, eu não vou pegar a mochila, etc e tal.
Volto, não chego a parar um minuto na frente da sala e caio. Caio sem saber como nem porque. Ouço apenas um silêncio e: - a professora caiu!!!! Levanto-me de um só pulo, com algumas dores. Continuo o sermão dizendo que caí certamente porque perdi o equilíbrio em função do comportamento deles. Disse ainda que pareciam animais e que eu acreditava que estava dando aula para garotos e garotas. Enfim, babei de falar e tentei explicar o que faríamos naquela aula.
Dezesseis alunos sem os textos. Já que a coordenadora havia chamado minha atenção por ter posto os 14 da outra sala fora, distribui as cópias dos textos que ainda tinha e organizei para que os dezesseis copiassem. Apresentei a atividade do dia para os outros e disse aos que copiavam que talvez não desse tempo de fazerem a atividade, mas que fariam em casa, uma vez que já teriam o texto, pois eu daria visto antes de sair da sala.
Iniciadas as atividades, andava pela sala, observando os cadernos, sobretudo dos que copiavam, e cada erro da cópia que lhes mostrava, vários alunos gritavam, ou imitavam um cavalo. Pedi que não repetissem essa atitude, mas de nada valeram meus pedidos.Mesmo antes de eu falar qualquer coisa, só pelo fato de parar na carteira de um aluno, eles começavam a imitar relinchos e alguns batiam os pés no chão.
Na fila do meio, 3ª carteira, havia um aluno branco, bem gordinho de cabelos crespos, que nada fazia ( e nada faz dia alguma) e cada vez que lhe chamava atenção a sala vinha abaixo. O aluno, que se senta à sua frente, desse não me lembro bem as características, virava-se para trás e com a caneta atirava-lhe bolinhas de papel no rosto. Ou gritava como um louco. A menina que corria pela sala, agora assentadinha punha a garganta para funcionar junto com o garoto da mochila atirada pela janel, a seu lado, cada vez que eu dizia isso ou aquilo para qualquer aluno.
O aluno da 1ª fila perto da porta, 3ª carteira - magro, claro, louro do cabelo crespo, nada copiava, pois atirava bolinhas de papel com a caneta para todas as direções Até que em dado momento, acertou em mim e fui lá tomei a caneta, quebrei e pus no lixo (ah, nunca poderia ter feito isso!!! Pensei!!!, mas a vontade mesmo era de fazer com que ele engolisse a caneta, já não tinha mais controle de mim).
Bate o sinal para terminar a aula - outra coisa que venho tentando ensinar- minha aula acaba quando saio da sala – mas já havia dito que somente iria para outra sala quando tivesse dado o visto em todos os cadernos daqueles que tinham que copiar o texto.
Faltavam ainda oito e esperei que todos terminassem, mesmo sobre o protesto deles, principalmente porque a próxima aula era educação física, só saíam depois do visto. Ah, muitos podem pensar, como eu já pensei e até falei para muitos professores: : coitadinhos, ficar sem a educação física, aula de que mais gostam! Não tive essa intenção, pois nem sabia que era essa aula, embora acredite que esses alunos necessitam ter algumas sanções para terem limites. E já por duas vezes pedi a Professora Paula e a Professora de Artes, que deixassem aqueles que não acabaram a atividade acabar, pois do contrário o trabalho ficaria prejudicado e não eram aulas de Educação Física. Nesse dia foi mera coincidência.
Enquanto aguardava que todos acabassem, foram quatro alunos à porta dizer que a coordenadora, Lorena, mandou falar para eu ir para a outra sala que o sinal já tinha batido. Eu dizia: - diga a ela que assim que os alunos acabarem eu vou.
Devo ter ficado nessa sala por uns 15 ou 20 min, após o sinal, para que desse o visto em todos os cadernos.
Saí para me dirigir a outra sala, já com a alma em frangalhos. E sou surpreendida pela Lorena que aos gritos: diz que não posso fazer o que bem entendo, que a sala 12 que eu mesma disse que é a pior sala da escola, estava na maior baderna, atrapalhando todas as salas e eu na outra sala.
Já totalmente irritada, digo que ela não sabe o que aconteceu e já gritando tento me explicar, mas desisto e resolvo ir embora. Antes de chegar à sala dos professores o diretor e a coordenadora, Lorena, já estão ao meu lado dizendo que não posso ir embora, pois tenho que dar as aulas, digo que não vou, que chega, não preciso nem vou tolerar essa situação que eles assinaram embaixo da formação de uma corja de alunos na escola, (me referindo à antiga direção que segundo vários e inúmeros professores acolhia os alunos que eram colocados fora de sala, com café, afagos, biscoitos, corte de unhas e dizia que os professores deles não sabiam dar aula e não valiam nada, o que os tornou completamente sem limites), não tomam providências mais sérias e eu não sou responsável por isso pois nem lá estava. Disse também que me prontifiquei a ajudar a Regional para tentar melhorar a escola, mas que chegava para mim. Algumas professoras que estavam na sala dos professores tentaram explicar o que gerou a falta de limites dos alunos, repetindo a história da ex diretora. Eu disse que já estava cansada de saber dessa história e que a escola então deveria tomar providências mais sérias com determinados alunos, mas nada fazia. Lorena disse que já havia chamado as mães da sala 12 que eu havia reclamado para uma reunião na sexta-feira e que nada mais podia fazer. Eu disse que deveriam suspender ou mesmo expulsar determinados alunos da escola. Ela e o diretor falaram que a regional não deixa. Disse ainda que se eles se candidataram ao cargo e não davam conta que pedissem socorro. Eles tentavam falar, mas eu não queria mais escutar, gritávamos eu e eles. Um bate-boca sem fim!! Peguei minha bolsa e disse vou até a Regional. O diretor ainda disse que era bom mesmo que fosse, pois a Regional estava sempre contra eles.
Fui à Regional, lá cheguei aos prantos. Fui bem acolhida. Foram as meninas da inclusão que me atenderam. Chorei...chorei... até conseguir falar o que se passava e lembrei-me do email que já havia enviado dizendo que até super-herói adoece. Disse a eles que não era Madre Tereza de Calcutá nem queria me candidatar a ocupar o lugar do Ramon, mesmo sendo o caso dele muito diferente, e morrer na luta!!!
Logo depois chegaram Zazá e Darcy que também me acolheram e escutaram pacientemente. Pude ver junto com elas que alguns alunos, que os professores citaram em reunião no ano passado, e estava registrado no caderno da Regional, eram os mesmos com os quais venho tendo atritos todos os dias. E o que foi feito com eles e por eles? Parece-me que nada!
Lembrei-lhes mais uma vez, pois já o tinha feito de outras vezes, que a direção da escola e coordenação da escola vêm se esforçando, mas não darão conta de fazer nada, pois estão de pés e mãos atados diante de nossas pífias decisões. Disse ainda que precisamos tomar medidas mais eficazes – tratamento psicológico e psiquiátrico, assim como medidas mais sérias com esses alunos - suspensão e mesmo expulsão, de forma a alertar as famílias, embora saiba que nem elas estão dando conta dos filhos.
E o que sobrou de tudo isso?
Encerramos a conversa, Zazá já havia prometido pôr mais uma pessoa para ajudar na coordenação e reforçou a promessa. Não sei se isso resolve, creio que não. Mas nessa altura creio que não se pode dispensar nada.
Almocei com Zazá e Darcy, rimos e conversamos, nos separamos na esquina de Tupis com Espírito Santo, para eu descer até a Afonso Pena e tomar um táxi. Antes de chegar ao meio do quarteirão, comecei a vomitar (coisa rara em minha vida, pois não tenho problema de estômago, fígado, enxaqueca, nem tampouco bebo, nem na gravidez tive enjôo e vomitei) e não podendo tomar um táxi, fui andando tonta pela rua até a porta da Prefeitura, quando já não tinha mais nada para vomitar, e tomei um táxi direto para o hospital.
Pressão 17, o dedo médio, da mão esquerda, totalmente inchado e já arroxeando, o úmero do braço direito que fraturei há três anos e levei dois anos para pôr no lugar com muita fisioterapia, depois de seis meses de imobilização total, novamente fora do lugar, devido ao tombo ou “desabamento” na sala de aula e o pior a dor da impotência: saber que nada poderia fazer diante dessa situação a não ser me afastar da escola.

Ah! Ainda tenho a acusar minha impotência diante do silêncio, da imobilidade corporal e facial do olhar no vazio: Isabela e Luciano.
Logo que iniciei as aulas perguntei à coordenadora qual era o diagnóstico desses alunos, ela me disse que não sabia e que iria procurar saber. Já são alunos da escola, pelo menos desde o ano passado, e estão na 8ª série. Sempre que lhes peço algo, a turma responde: “ô professora eles num faz nada não, tem poblema de cabeça”.
Por várias vezes já lhes disse que não podemos nos referir assim às pessoas, mas de nada tem valido meus apelos. O que aprenderam em relação às crianças deficientes ao longo dos anos?
Logo depois de ter conversado com a coordenadora, liguei para Candice na Regional Centro Sul e ela se prontificou a passar a questão para os responsáveis. Até hoje ninguém veio falar comigo.
Na semana passada a coordenadora informou-me que ele é autista. Durante o ano passado, participou do projeto de reforço e teve um grande avanço, mas esse ano ainda não há projeto. Eu me pergunto: o projeto para essas crianças deve ter interrupção? Ora, Áurea, eram férias!!! Será que projetos para tratar de tamanha seriedade devem entrar como qualquer outro na mesma dinâmica? Ah!, mas o aluno precisa de férias!!! Que férias longas, não, já estamos no final de março.
E Isabela? Segundo a coordenadora, chamou a mãe e essa disse que ela não tem nada. A garota, com 8 anos de escolaridade, não lê, se copia do quadro, inventa letras para escrever, pois a cópia não reflete o que está escrito no quadro, não sorri, não se levanta, mal responde alguma pergunta, mas de cabeça baixa.
Não incomodam, ninguém os coloca para fora de sala!!! Para quê? nunca estiveram lá dentro mesmo. Mas isso mexe e mexe muito comigo, com minha responsabilidade humana e profissional. Volto para casa sempre pensando o que preparar para eles, além de pedir que colem os pequenos textos no caderno, contudo ainda não descobri o que fazer. Nunca dei aula para autistas, sei que há diferentes casos. E ela, mais uma carteira na sala de aula!!! Duro, pesado perverso, mas é isso. E isso dói, dói fundo na alma, na responsabilidade, na ética.
Mas será que vai doer por longo tempo? Será que daqui uns meses, um ano eu não me acostumei. Será que devo ficar pensando, sofrendo por esses alunos que ao final do ano receberão o certificado de conclusão do ensino fundamental, e deixarão de ser responsabilidade do município?
E o Warley? Parece-me que também é autista (já não sei, se é isso mesmo, depois de tantas lágrimas, raiva e sentimento de impotência e sem meu caderno nas mãos, não posso afirmar com certeza), garoto de 12 anos, como dizia minha avó, robusto, com dentes enormes e clarinhos. Não entende lá muita coisa, mas faz uma letra de forma, caixa alta, invejável. Já gastou quase toda a parte de Língua Portuguesa do caderno, com a sua super letra. Adora ver livros, revistas, vira e mexe está na biblioteca. Nunca esquece o material. Não sei há quanto tempo está na escola, mas me parece que desde o ano passado. Coitado!!!! Não sei se essa é a melhor expressão. Vive com o peito, braços, abdômen roxos de tanta pancada dos colegas. Aproveitam de sua deficiência e sopapos e ponta pés por todos os lados. Semana passada a coordenadora falava em mudá-lo de sala.
Incomoda? Não, de vez em quando dá uns gritos insuportáveis e uns murros na carteira, no meio da aula, e, se vc estiver distraída, leva aquele susto, mas nada que atrapalhe tanto o andamento das aulas.
Mas a mim incomoda – incômodo insuportável - ter em minha frente - ele se assenta colado à mesa do professor - um saco de pancadas e me incomoda, sobretudo, a atitude dos colegas que em um ano ainda não aprenderam a respeitá-lo. Isso é inclusão? È garantir direitos?
Ora, minha gente, tenho fama de implicante e provocadora. Será que eu é que estou me sentindo tão incomodada assim? Será que ele começou a apanhar esses dias? Será que eu tenho mesmo que me sentir tão mal e impotente diante dessa situação. Como a escola, a Regional a Smed ficam sabendo disso? O que fazem?
Há, ainda, alguns casos muito diferentes desses que mereciam ser aqui registrados, mas confesso que não tenho mais forças para tal: Aristides, o Bob Esponja (como lhe chamam os colegas e no momento me foge seu nome), a Tauane, o Túlio, o Tiago (não sei se é esse mesmo o nome, sala 12, 1º aluno da fila do meio), o Clécio, e uma renca ainda da 8ª série.)

Se por alguns anos nas escolas municipais de Belo Horizonte, a disciplina, o respeito, a educação perderam seu lugar de valores de grande importância a serem construídos, creio que não foi ao acaso. Há parcela de responsabilidade de todos: Secretaria Municipal de Educação, Regionais, Escolas (direção, professores, funcionários e pais).
Não dá mais para tratar esses alunos que não permitem que a sala de aula e a escola funcione como coitadinhos que serão “recuperados” apenas com a boa vontade, afeto, atenção e paciência dos professores ou com algumas rodas de conversa com a Ana Lídia ou outra pessoa. Isso não existe!!!
Não me esqueço nunca que são VÍTIMAS, mas nós não sabemos tratar de suas várias feridas e cicatrizes. Há casos e, no Levindo inúmeros, que isso não dá resultado mais. Dói dizer, mas alguns desses garotos já são marginais que apanham da polícia sorrindo, como me disse uma mãe, outro dia na porta da escola. Se agüentam a pancadaria da polícia sorrindo, o que lhes fará pensar sobre suas atitudes? Será que nós, professores, teremos tanto poder e competência assim para ajudá-los? Ora, gente, vamos cair na real, chega de balela!!! Creio que parte de minhas lágrimas são devidas ao sentimento de impotência e outra parte de vergonha de ficar por alguns anos com esse discurso tentando “passar mel” na boca dos professores e até mesmo me dedicar a escrever sobre o assunto.
Podem pensar, dizer , escrever, ela está com o discurso da direita, endoidou de vez, mas minha consciência profissional não me permite calar-me diante de tal perversidade com os alunos e professores. Nosso discurso não é de direita, nem de esquerda, nem de centro é um discurso de irresponsáveis. E eu tenho que dar meu braço a torcer. Não o direito que não está valendo nada!!!

Sou uma professora experiente e competente, estudei muito todos esses assuntos nos anos em que estive à frente do Departamento de Formação do SindUTE Estadual, durante os meus três anos de mestrado e cinco de doutorado.
Trabalhei em várias escolas da RME e sempre optei por estar nas periferias, sendo que poderia ir para outras escolas centrais: iniciei minha carreira na RME, em 1983, na Escola Municipal Jonas Barcelos (no Barreiro de Cima, depois fui para a Adauto Lúcio Cardoso (Céu Azul), Carlos Lacerda (Cidade Nova), Humberto Castelo Branco, hoje Monteiro Lobato (Gorduras, Penha, sei lá) Alcida Torres (Alto do Taquaril), Israel Pinheiro (Alto do Vera Cruz), Padre Guilherme Peters (Cafezal, Antena da Del Rei) e cheguei ao Levindo Coelho no segundo BM, onde já dobrava.
Trabalhei também em várias escolas do Estado, de 1977, quando me formei, até 1994, quando assumi meu segundo BH. Em regiões das mais diferentes em BH: Escola Estadual Amélia de Castro Monteiro ( entre Boa Vista e Horto), Cândida Cabral (Alto dos Pinheiros), Instituto de Educação ( Funcionários) São Judas Tadeu (Contagem). Em 1983, passei também no concurso do Estado e fui para a Escola Mendes Pimentel (Providência) e em 1990 ou 1991, não me lembro no momento, fui para a escola Pedro II (em frente ao Pronto Socorro), onde fiquei até pedir exoneração para assumir o 2º BM.
Durante 11 anos trabalhei três turnos, pois tinha também as escolas particulares: das “melhores” como Coleginho da Universidade Católica, Alcinda Fernandes, São Tomás de Aquino, Zilá Frota até as alternativas como o Albert Einsten e uma que não sei definir, mas era bem parecida com o que se vê hoje no Levindo: depósito de adolescentes: Escola José de Alencar Rogedo (escola para filhos de empresários, industriários, banqueiros, deputados, vereadores, professores que já tinham sido expulsos de várias escolas privadas ditas de ponta em BH) Lá fiquei por seis anos e dei conta de muitas feras!!!
Conheço escolas e mais escolas por esse Estado e Brasil. Portanto, não estou falando do que não sei e não tenho competência para falar. Ajudei várias escolas (professores, diretores, funcionários e pais) a elaborarem PPP e Regimento Interno.
Com tudo isso, sinto-me a última educadora dos tempos no mundinho do Levindo Coelho. Desaprendi? Esqueci o que é uma escola? Não, por que não foi uma nem duas vezes na SMED que eu chamava a atenção para o que sofriam os professores nas escolas e nossa impotência. Mas, há sempre outras prioridades....
Sinto muito dizer, mas não dá mais para defender que aluno que não cumpre as normas da escola (e onde estão essas normas?) tenha os mesmos direitos dos outros, ou melhor, tenham o direito de tirar o direito dos outros de aprender. Sinto muito, mas isso não é inclusão. Essa é a forma mais perversa de excluir e excluir em massa: os que cumprem as normas, mas não têm ambiente para aprender e também os que nada cumprem e nada aprenderão.
Não dá mais para dizer que nós, professores, vamos construir com esses alunos a censura – tão dita por Freud quando fala da existência de um certo conflito entre os impulsos humanos e as regras que regem a sociedade e que controla o "princípio do prazer". Ora, temos lá esse poder ou competência? Somos muito presunçosos, não?!!
A escola não salvará o mundo. Chega da minha hipocrisia, da hipocrisia da Smed, dos Conselhos Tutelares, da Promotoria Pública que há anos ditamos um discurso vazio, mas não estamos na escola para dar aulas a esses alunos. Chega!!!! È hora de tomarmos medidas mais sérias com esses alunos e suas famílias. Conversa não constrói censura. A escola não tem esse poder. Muitos hão de dizer a escola sozinha, não, mas se .... CHEGAAAA!!!! Não tem mais se, nem menos se... não temos ajuda para tal. A saúde não pode isso, não quer aquilo, negociação com eles é impossível, dinheiro da educação não pode pagar psicólogo, psiquiatra, médico, não pode isso não pode aquilo, mas pode levar menino para Petrópolis, Terezópolis, Inhotim, Cafundel e deixam 40% viajados e marginalizados. È duro!!!!
Ah de se pensar também, estamos desviando é muito dinheiro da educação, pois os professores, adoecem , caem em depressão e lá vai dinheiro.!. Ah! Também há aqueles e aquelas que dizem não se pode pôr psicólogo ou psiquiatra para cuidar desses meninos, pois os professores vão pôr todos no mesmo balaio. !!!! E citam essa ou aquela pesquisa de mil seiscentos e Adão. Rsrrsrrsrsrrss. Será que tem até mesmo professor fora desse balaio? Eu já caí de cabeça nele.!!!!
Chegaaaa, se não temos como “educar e cuidar” dessas crianças de verdade, não podemos continuar fingindo, isso é uma falta de compromisso, uma irresponsabilidade. Em nada se difere essa atitude de eu professora entrar para sala de aula, ficar lá com todos os alunos presos, fingindo que estou ensinando, enquanto eles se espancam, pulam sobre as carteiras se masturbam e não perturbam o andamento da escola, nem da Regional e depois vem a SMED saber porque o Levindo está entre as piores escolas. Meninos sem aula aprendem o quê? Essa mesma mãe que me falou da relação dos alunos com a polícia, disse-me que foi ajudar a aplicar uma dessas provinhas, sei lá qual, e que foi um inferno! Os garotos berravam, nada escutavam, ela saiu de lá com uma dor de cabeça que parecia que iria morrer e que inclusive já relatou isso a Macaé.
Ficar com esses alunos na escola para eles não perturbarem a sociedade!!!! É essa a inclusão???
Segundo Estrela (1984), o sentimento de fracasso e de impotência diante das situações de indisciplina reflete na imagem profissional do o/a professor/a, levando-o/a a optar pela “conspiração do silêncio” , denegando os desafios que a indisciplina lhe impõe.
Parece-me que é isso que ocorre na Levindo Coelho, onde professores, cheios de boa vontade e de competência, tentam dar aulas com alunos de pé sobre suas mesas e uma algazarra só, como já pude presenciar.
Nesse movimento de manutenção da ordem desejável os/as professores/as convivem com a tensão “provocada pela atitude defensiva, a perda de sentido da eficácia e a diminuição da auto-estima pessoal que levam a sentimentos de frustração e desânimo e ao desejo de abandono da profissão”. (ESTRELA, 1994, p.97)
Esse é meu caso!!! Depois de quase 30 anos de um bela carreira!!!!!
Será que todos nós, professores estamos errados, não queremos trabalhar, somos incompetentes? Ou estamos a tomar providências também?

Para encerrar, cito ainda alguns episódios esparsos para que fique mais clara ainda a realidade dessa, digo dessa, porque estava nela, mas de muitas, quiçá de todas as escolas de Belo Horizonte. Ressalvo que os nomes citados não são fictícios.
1. Há uns quinze dias atrás tentava dar minha aula na famosa turma 12. Entre gritos e gargalhadas escandalosos, batucadas de pés e mão, ouvia-se também provocações de uns alunos aos outros. De repente o aluno Humberto, que somente após esse episódio vim a saber que tem um problema (qual nem eu e acho que ninguém sabe) e que não estava tomando os remédios controlados, segundo informações da mãe, levanta-se e cobre o Rafael - aquele do email passado, que se masturbava e gritava na sala - de pancadas. Os alunos gritam e alguns dizem: - não entra não, fessora, que no ano passado ele quebrou o dedo da professora. Mesmo que não dissessem isso, eu já estava paralisada diante de tamanha violência. Humberto bem alto debruçado sobre o Rafael chutando e dando coques por todos os lados. O barulho dos coques me arrepiava. O que fiz? Nada. Creio que nem mesmo assisti a tamanha brutalidade porque de repente fechei os olhos. Abri quando Humberto disse isso é para você aprender, e disse lá a alcunha do Rafael. Disse então ao Humberto que saísse de sala e procurasse o diretor e contasse o que aconteceu. Ele disse que não sairia. Insisti e ele nem se mexeu do lugar. Resolvi então sair com toda a turma e deixá-lo na sala. Fui para a cantina, único lugar disponível no momento, onde custei a conseguir ambiente para dar aulas. O aluno Aristides, que me parece também ter algum problema, mas nunca fui informada sobre, não parava de mexer com o Rafael e dar risadas ao que era acompanhado por vários outros. Depois de lhe chamar a atenção várias vezes, disse que não ia fazer nada porque ali não era lugar de dar aulas.
Todos iniciando a tarefa me informam que não poderia continuar porque tinha um lanche da Escola Integrada às 8:30. Quando desci, encontrei o diretor no pátio e avisei sobre o Humberto. Como ele já não estava mais na sala, voltei com os alunos. Nove horas, o horário terminou. E a aula nem começou!!! Imagine o que é isso para uma professora que preparou a aula para aquela turma. Tentou, fez o possível e impossível e nada conseguiu Confesso só não chorei porque tinha que dar outras aulas.

2. Na semana anterior estive de licença devido a uma cirurgia para extração do dente siso e implante ósseo e Fernanda, professora de Língua Portuguesa, foi me substituir. Segundo me contou Fernanda, que na segunda-feira quando lá cheguei me disse que não queria ficar ali naquela escola, foi desacatada pelo aluno Mateus o qual ela pôs para fora de sala, conduzindo-o até a sala do diretor. Logo que ele voltou, tirou da mochila um revólver de plástico e mostrando para ela disse aqui a gente trata professor é assim, mas não é com esse de plástico não.
Mateus é um garoto negro, gordinho, está num nível bastante atrasado de alfabetização para sua idade, não tem limites, respeito, educação, higiene, compromisso. Segundo foi relatado na primeira reunião em que participei na escol, traz grandes problemas desde o ano passado. Já renovei com ele o compromisso da educação, respeito e cumprimento das tarefas por várias vezes, fica muito bacana por uma semana, mas depois torna-se insuportável novamente. Parece-me que sua mãe já foi chamada à escola várias vezes. Não tenho referências sobre a sua participação em programas sociais ou na Escola Integrada. Já pedi informações a respeito, me deram, mas já me esqueci e no momento não tenho em mãos meu caderno com anotações.

3. Poderia acrescentar ainda alguns episódios ocorridos no turno noturno, mas como esses são somente em uma determinada turma e com determinados alunos, deixo para outro momento.


Por fim, me pergunto e o IDEB? E só posso responder: hehhehehheheheh

Creio que teria registros para fazer outra tese de doutorado, mas no momento lhes entrego - Professores, Diretor e Vice, Coordenadores, Regional e SMED - estas dez páginas escritas a poder de muitas lágrimas.

Um abraço esperançoso.
Áurea

Em 24/03/2009

21 comentários:

Anônimo disse...

Não, você não está sonhando...
esta carta foi escrita mesma por uma ex-cargo de confiança da SMED e que orbitou em torno do poder por mais de uma década. Neste meio tempo de confiança, ela fez mestrado e doutorado.
Na carta, agora na escola, ela desfia um rosário de lágrimas e desabafos e quase entra em colapso nervoso (quase?) por estar em uma escola PLURAL E a loooooooongos dois (02) meses na sala de aula.
CONSTATAÇÃO: Aquilo que as especialistas (ou os especialistas)DA SMED pregam do alto de seus tamboretes pedagógicos NÃO SERVE PARA A VIDA REAL!
No máximo serve para algumas teses de mestrado, doutorado ou para se perpetuar em carguinhos na SMED ou quem sabe no MEC. Ou não.

Anônimo disse...

Embora o post tenha saído com o nome da Modesta, não foi ela que postou.

Anônimo disse...

A Rosaura assinou acima. Ex-sindicalista, também cargo comissionado.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

A senhora não é e nunca foi professora. Pulou de um canto a outro, do sindicato à SMED, tirando licenças e mais licenças, e ainda desacata professores e alunos nessa ridícula carta que chama de tese. Quem não dá aulas para Ensino Fundamental não tem o direito de falar que outros não saibam.
"Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em educação pela Universidade Católica de São Paulo (2007).
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, organização do trabalho escolar, currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, prática pedagógica, rganização dos tempos e espaços escolares, currículo.
(Texto informado pelo autor)"

E mais, veja!!!
DAMASCENO, Á. R. ; Maria do Pilar Lacerda . Trajetória da Escola Plural. Pensar BH. Política Social, v. 11, p. 30-32, 2005.

Fonte:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual
Áurea Regina Damasceno

É mole?

Anônimo disse...

pimenta no zói dozotro é refrescu

Anônimo disse...

Tremenda cara de pau.

Anônimo disse...

Receio que a Áurea Damasceno tenha cometido uma imprudência. Ficou anos trabalhando na SMED formando professores. Para formar professores a pessoa precisa saber com quem estes estão trabalhando. O tipo de aluno, pelo menos! Não importa a sua cor, não interessa o tipo de cabelo. Importa como o estudante chegou a você, quem é ele, como funciona.
Professores precisam de alguém ali, observando, auxiliando, resolvendo, encaminhando. Não seria necessária a formação fora de serviço. Todos sabemos o quanto é difícil a disciplina em escolas públicas, principalmente. Já peguei turmas muito mais difíceis do que esta que ela agora aponta (no estado e na prefeitura).
Da mesma forma tive turmas tranquilas, onde o trabalho rendia mais. As pessoas têm liberdade de expressão, mas quando formadores de professores, auxiliares diretos da Escola Plural vomitam impropérios ficamos com a estranha sensação de que tudo não passa de um jogo de cena. Não há tempo para carteados.
Modesta Trindade Theodoro

Nós Professores disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Embora esta postagem ( e outras) tenha sido publicada indevidamente com o nome da Modesta, coisa que está acontecendo devido a problemas do blog, a carta da Áurea é autêntica e já a recebi por outros meios também. Não há que se contestar a originalidade da mesma mas a coerência da autora.

Anônimo disse...

É VERDADEIRA SIM!

Professor Público disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Professor Público disse...

Modesta,



As publicações foram feitas com um suposto e-mail CADASTRADO NO BLOG e apresentado a mim como se fosse seu. Aceitei porque é semelhante ou o mesmo e-mail que já foi, um dia, do Theodoro, faz algum tempo. É o E-mail:



anarquia2007@uol.com.br



pergunte a ele. As mensagens com seu nome não foram publicadas com o blogprof ou a publicação não sairia com seu nome. A identidade com seu nome está registrada no BLOGGER no endereço :



http://www.blogger.com/profile/11045998487903401215



Vai lá e verá sua foto e muita coisa a seu respeito. Alguém está se passando por você através dessa identidade!

Esse seu perfil falso não mais poderá publicar no meu blog, mesmo ainda existindo. Acho que você deve entrar em contato com o farsante pelo E-mail acima e exigir que ele retire esse perfil. Já fiz isso por você! Eu vou tentar republicar as mensagens (cartas etc.) pelo blogprof, cuja identidade é Nós Professores e NÃO aparece e nunca apareceu com o seu nome. Esses perfis e identidades são criados no blogger sem verificação por parte do site. Você pode denunciar à Google que eles retiram o perfil. Se não conseguir republicar, irei apagar todas as mensagens com esse Perfil para não ser acusado de cumplicidade com falsidade ideológica



Abraço



Atenciosamente



Woodson Fiorini

Anônimo disse...

Woodson,
o e-mail anarquia2007@ uol.com.br é meu e do Theodoro, caro colega. Você pode nos enviar cartas e eu as receberei. Era anarquia 1997/8, 2002, 2004, e hoje é 2007. Pagamos por ele, por ele lemos alguns jornais. Apenas eu tenho mexido nele com outros fins, não o de publicação no blog, mesmo porque eu usava profpublico@ operamail. com com a senha blogprof e o Theodoro não tem tempo. Ele é cadastrado como theodoro_4@yahoo. com.br .
Creio que você esteja enganado quanto ao perfil. Fui eu quem o colocou com a senha pública e não pela UOL, claro. Dentro tem o meu e-mail da UOL, recebo cartas por ele, acabei de receber duas advindas de você. Obrigada pelo aviso, porém você ainda não descobriu o que aconteceu, assim como nós podemos apenas deduzir.
Eu era seguidora e retirei porque éramos só eu e o Wanderson, mas antes de colocar o perfil já caía cartas no meu nome e eu lhe falei. Continuo seguidora, mas sem deixar em aberto o perfil. Caso queira, delete-o, mesmo porque utilizei a senha blogprof que você excluiu. De qualquer forma, comunicarei à UOL o fato de outras pessoas terem postado além de mim. Ainda creio que o lance era a senha pública, basta que outras pessoas digam que postaram utilizando aquela senha e que o post caiu no meu nome.
O Geraldinho já disse, acho que você leu.
A carta foi postada por alguém que não quer revelar o nome, mas não somos nós. Se fosse o Theodoro ou eu, já teríamos dito. E por que a carta haveria de ser falsa? Ô xente!!! Abraços,
Modesta Trindade Theodoro

Professor Público disse...

Rerereere

Coisas da Internet. O objetivo de facilitar as publicações aqui que deu nisso. Alguém fez a brincadeira de mudar o perfil do

profpublico@operamail.com

Ou vocês o fizeram por engano e eu aceitei! É realmente a coisa ficou confusa e só agora captei a sua mensagem e resolvi o problema. Vou fazer outro perfil para publicar aqui!
Abraço!

Nós Professores disse...

Já resolvi o problema!

Já podem postar novamente seguindo as instruções!!!

Anônimo disse...

Ô ÁUREA, VAI LAMBER SABÃO!

Vera Lúcia disse...

A RESPEITO DA CARTA DA DRA. ÁUREA E PARA A DRA. ÁUREA

Gente... li essa carta da Dra. Áurea, e quase me aliei a ela. Só não o fiz pela maneira como ela vê uma sala de aula nos dias atuais, e, também, como consegue "enxergar as diferenças" dentro de uma sala de aula. Fiquei atônita porque quando a mesma escreveu "professora por a 30 anos"; não conhecendo a realidade das mudanças estruturais e culturais, comportamentais de nossa sociedade.

Como também, carrego uma série de licenças médicas por não conseguir lidar com essa realidade por muito tempo, apesar de conhecê-la e saber lidar com a mesma, quase me compactuei com a Dra. Áurea. Mas, ponderei um pouco ao ler os termos utilizados pela mesma ao referir-se aos seus alunos e alunas. É a realidade, sim, dolorosa, mas exige um outro olhar. A "educação" hoje é para os fortes e para os que amam, digo isso mesmo não me sinto forte. Porém o amor, se fortalece na convivência, no apoio e na solidariedade. Se tivéssemos mais tempo para trocar as experiências, discutir os casos, acredito que poderíamos fazer mais. Hoje, passamos uns pelos outros dentro da Escola. Não con-vivemos!

SÓ NÃO SABIA QUE A DRA. ÁUREA EM QUESTÃO, É A DRA. ÁUREA FORMADORA DO CAPE e PROFESSORA EM CURSOS DE FORMAÇÃO NA PUC/MG PARA EDUCADORES COMUNITÁRIOS.

Numa dessas aulas, ela professora, eu aluna, afirmou textualmente que uma das suas pesquisas levou a acabar com o tempo pedagógico as sexta-feiras. Ela considerou que nas escolas visitadas esse tempo não era utilizado adequadamente. Isso a levou a generalizar como se a pessoas não fossem diferentes e que os espaços de atuação se diferenciam. Fez estatísticas, “robotizou” e “enquadrou” e lá se foi o tempo pedagógico. Eu, por exemplo, nunca a vi nas nossas “quentes reuniões pedagógicas”.

Agora ela esta provando das suas próprias decisões. Em algum momento neste Brasil, as decisões legais ou não atinge a todos, desde que seja a base da pirâmide. E, na educação, a sala de aula é a base. Penso que o momento da Dra. Áurea refletir: - Em que momento ela tomou conhecimento da situação dos seus alunos e alunas? Quais as estratégias utilizadas pelos demais professores e professoras para conseguir minimamente ou satisfatoriamente atingir a esses que são o "futuro" da nossa sociedade? Que em grande parte está em nossas mãos esse futuro? Que independente disso, esse futuro está enredado ao nosso presente e futuro?

TALVEZ, COM UM TEMPO PEDAGÓGICO, AS SUPERVISORAS, A DIREÇÃO E O QUADRO DE PROFESSORES (AS) PODERIA TÊ-LA COLOCADO A PAR DA SITUAÇÃO,APOIADO-A EM SUAS "TENTATIVAS". PORÉM, A DRA. ÁUREA TIROU ESSE TEMPO DE TODOS NÓS. TALVEZ, ELA NÃO TENHA VISITADO ESSA ESCOLA AO DAR O SEU VEREDICTO SOBRE O "TEMPO PEDAGÓGICO". TALVEZ ELA NÃO SAIBA QUE AS PESSOAS, ALUNOS E ALUNAS, SÃO DIFERENTES E MESMO NA EDUCAÇÃO FORMAL POSSUEM NECESSIDADES DIFERENTES. TALVEZ, A DRA. ÁUREA REGINA, NÃO OLHE HOJE, PARA OS PROFESSORES E PROFESSORAS COM DIFICULDADES EM LIDAR COM "TEMPO REAL DE SALA DE AULA" COMO UM INCOMPETENTE OU ALGUÉM QUE SÓ PRECISE DE UMA "FORMAÇÃO"; TALVEZ ELA ENTENDA AGORA, QUE EDUCAÇÃO É "HUMANIDADES", TROCAS, QUE SE NÃO EDUCA DENTRO DO SEU QUADRADO. O MUNDO É REDONDO.

GOSTARIA DE VER A DRA. ÁUREA REGINA DAMASCENO QUE AO LER A SUA CARTA NÃO O SABIA, REPENSANDO QUAIS SERIAM AS SUAS DECISÕES SE, NOVAMENTE NO LUGAR DO PODER. SE ELA APENAS IRIA CONDENAR A TODOS E TODAS QUE NÃO DERAM A ELA A RESPOSTA IMEDIATA, QUE "IGNORARAM" AS SUAS REIVINDICAÇÕES/ORDENS DE "APOIO" DENTRO DA ESCOLA OU SE IRIA PENSAR SOLUÇÕES COMPATÍVEIS E SAUDÁVEIS COM O QUADRO QUE ELA DESCREVE E, QUE NÃO É FALSO, PARA PROFESSORES E ALUNOS. A SEGUIR A DIREÇÃO QUE ELA DÁ NA CARTA, TALVEZ VIESSE A TRAZER UMA CORTE MARCIAL PARA FAZER CUMPRIR A "EDUCAÇÃO QUE ELA ACREDITA". VEJA QUE NÃO ESTOU DEFENDENDO A "ESCOLA PLURAL". CONCORDO COM A CONCEPÇÃO, MAS A PRÁTICA AINDA TEM MUITO A CUMPRIR. SER PLURAL, COMO PROFESSOR (A) EXIGE VOCAÇÃO, TALENTO E DISPONIBILIDADE. QUEM PAGA POR TUDO ISSO, SE NESSE MUNDO CAPITALISTA QUE ENCURTA OS TEMPOS DA ESCOLA, VEJA "TEMPO PEDAGÓGICO" PARA ATENDER AOS "INTERESSES CAPITAIS" DE ACOMODAÇÃO DO MERCADO E DE CARGOS E SALÁRIOS DOS DIRIGENTES, TEMOS QUE DESDOBRARMOS EM TRÊS PARA SUPRIR A VIDA PRIVADA? A DRA. ÁUREA PRECISA VER QUE TODOS TÊM VALORES, INDEPENDENTE DO TÍTULO. NUMA SOCIEDADE, OS TÍTULOS E AS CAPACIDADES DEVEM SER DIVERSIFICADAS, PLURAIS! PARA QUE A SOCIEDADE FUNCIONE. NÃO PODEMOS SER TODOS DOUTORES. TALVEZ, COMO DOUTORA ELA FUNCIONE MELHOR. MAS... PRECISA DEIXAR "SER" OS PROFESSORES, SERES MORTAIS, ÚTEIS A SOCIEDADE, QUE PRECISAM VIVER TAMBÉM NOS FINAIS DE SEMANA. POR ISSO FORMAR "EDUCADOR COMUNITÁRIO", VOLUNTÁRIO, NÃO SEJA TÃO DIFÍCIL, ACREDITO. O DIFÍCIL É SER O "EDUCADOR COMUNITÁRIO".

FELICIDADES DRA. ÁUREA, REPENSE! E, NÃO SE SINTA INÚTIL, ESTANDO LICENCIADA, MESMO SENDO ESSE O SENTIMENTO QUE NOS INCUTEM: DE SEREMOS "INCAPAZES". E, COMO DIZ UM BORDÃO QUE VI ONTEM NO JÕ SOARES, PORQUE AFINAL, O SONO FOI OUTRA COISA QUE PERDI DE TANTO PENSAR SOZINHA JÁ QUE NÃO PODIA PENSAR JUNTO COM OS MEUS E MINHAS COLEGAS. "CHUPA ESSA MANGA".

DIGO TUDO ISSO COM TODO RESPEITO, SEM IRONIA, DE PROFESSORA DE SALA DE AULA PARA PROFESSORA DIRIGENTE EM SALA DE AULA, E QUE POR POUCO TEMPO DESFRUTEI DA SUA CONVIVÊNCIA “EM FORMAÇÃO”, NEM SEMPRE A TEORIA CORRESPONDE À PRÁTICA. EM SE TRATANDO DE HUMANIDADES NÃO SE TEORIZA, SOMENTE, VIVE, VIVENCIA.
FELICIDADES!!!
Vera Lúcia de Oliveira
t

Anônimo disse...

Sugiro q a Aurea almoce mais com Zaza e Darcy. Isso foi lindo!!! Bebeu com elas?
Afinal, Zaza e Darcy sabem mesmo passear, comer e beber, zelando pelo dinheiro publico pelas paradas de BH, enquanto picham e desqualificam as diretoras, os diretores e professores, trabalhadores e tudo o que for oras e ores das escolas da PBH. Escola Plural = gestores andarem juntos, no plural, entendi. E os pobres q se danem e perpetuem seu anal-fabetismo. Ta assustada de q, dra Aurea?

Carlos Eduardo Bonora disse...

A lamentar nisso tudo a nossa desunião... Com ou sem razão, vivemos às turras uns com os outros. Uma pena. Facilita o trabalho dos que querem nos culpar por tudo que dá errado na escola pública.
Sim, já andaram descobrindo, através de "pesquisas", que somos os culpados pela violência nas escolas, e mesmo que nem há tanta violência, porque afinal só "x" por cento dos professores já viram armas nas mãos dos alunos, ou que apenas "y" por cento foram ameaçados de morte.
(Em tempo: conheço um professor que foi ameaçado duas vezes em um só ano. Ele pode entrar duas vezes na estatística?)

Um abraço aos colegas de Minas de um professor de São Paulo.

Salomão Nunes disse...

Carta boa, comentários antropofágicos. O ponto crucial sobre a degeneração da escola pública é o longo processo de estocar inúteis sociais que a burocracia educacional dá o nome de alunos. O desmonte do estado da ótica neoliberal produziu a "solução final" ou seja estocar e domesticar como meros clientes das instâncias: religiosa,narcotráfico, eleitoral e consumidora de gadjets. Cidadania como valor da civilização ficou lá trás, agora a barbárie suicida das nossas elites caminham rápido para entropia final. Tenho uma certeza como professor, nós seremos distruídos moralmente por essa burocracia mercenária, mas nossa derrota não será um resultado bom para o contexto social.