Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



domingo, 24 de agosto de 2008

Dúvidas - Carta à Fundação Municipal de Cultura

À Sra. Maria Antonieta Antunes Cunha
Presidente da Fundação Municipal de Cultura

Gostaria de saber algo referente aos vencedores do 'Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte -2008'.
Fiquei matutando sobre autores diferentes grafarem 'víceras' (e com acento) por ser o termo 'vísceras' mais usual no Brasil. É isso mesmo?

Outro caso: autor estreante.
O que, afinal, é autor estreante, que o próprio regulamento não explica bem?! Para muitos que me ligaram estava claro. Aliás, um deles telefonou à Fundação Municipal de Cultura. A resposta foi: "...é quem não publicou nada".
Quem temos como vencedor 'estreante'? Guilherme Trielli Ribeiro. Não deveria ser em "Poesia", simplesmente? Estava, ainda a pouco, lendo algo do doutorando da Brown University/EUA sobre a literatura rosiana publicado no Suplemento de junho/2006. No princípio a senhora Eleonora Santa Rosa escreve: "...procuramos os artistas que, nesses últimos anos, usaram ou têm usado o texto de Rosa como ôvo e cálculo de suas próprias obras".
Afinal, cadê o autor estreante, aquele/a desconhecido/a, que estréia na Literatura?
Deixo claro que não concorri a nenhum prêmio, mas estou curiosa.

Atenciosamente,
Modesta Trindade Theodoro

Aparte
Para quem nunca teve nada publicado em lugar algum, e tentou, foi um desalento observar tal acinte.

5 comentários:

profpublico disse...

Os resultados dos Concursos Literários do estado de Minas e da capital estão no blogdamodesta.zip.net

Anônimo disse...

Jornal Hoje em Dia – 26/08/2006 Estreante
Minha irmã, que mora aqui no Espírito Santo, enviou um livro para concorrer ao concurso “Cidade de Belo Horizonte”. A categoria era estreante. Ela nunca escreveu nenhum artigo para suplementos, jornais etc., é novata mesmo. Assim, quando olhei o nome do ganhador como autor estreante, pesquisei no Google para saber algo. O autor não é estreante. Em junho escreveu sobre Guimarães Rosa no Suplemento Literário, entre outros. Na época do concurso, uma amiga/irmã de BH telefonou para a Secretaria de Cultura. Foi informada que estreante é como está no dicionário. Portanto, aquele autor poderia ganhar sim, mas na categoria poesia. Afinal, o estreante na literatura fica sem estímulo nenhum para concorrer. É preciso desfazer isso, corrigir, e lançar o verdadeiro estreante.

Andréa Santos Vila Velha - ES

Anônimo disse...

Apenas uma correção Andréa (se me permite)- Agora é Fundação Municipal de Cultura, deixou de ser Secretaria.

Anônimo disse...

E o pessoal vai deixar isso passar assim? A Secretária respondeu as cartas?

Anônimo disse...

A secretaria fez uma revisão no "João-de-Barro" porque não havia dez autores, como pedia o regulamento. A lista dos dez vc encontrará facilmente. Quanto a autor estreante, ela não mexeu.