Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Primeiras eleições do Sind REDE

Passadas as eleições do nosso sindicato, venho a público parabenizar a todos que participaram do processo, quer compondo chapas, fazendo campanha ou mesmo somente votando. Para mim em particular foi muito rico visitar as escolas da Centro-Sul ( Marconi, Arthur Versianni, Caio Líbano e o Imaco nos outros turnos - trabalho lá somente no noturno).
Foi tempo de falar com as pessoas e sobretudo de ouvir.

Aprendi um pouco mais sobre nossa Rede. Conversei com docentes e auxiliares de escola, gente em sala de aula e gente prestando outros serviços, nas escolas e na SMED. Falei e ouvi, sempre procurando respeitar o outro, mesmo na divergência.

Percebi que há muita gente desesperançosa com a luta sindical. Muitos que nem sequer são sindicalizados. E o mais preocupante: que muitos que ERAM sindicalizados se desligaram.
Uma tarefa para a diretoria que tomará posse: elaborar e aplicar uma pesquisa séria, sem vícios, para ESCUTAR A CATEGORIA, SUAS DEMANDAS E SUAS MAZELAS. Descobrir as causas do desânimo e da entrega daquela que deveria ser uma das categorias mais avançada e consciente.

É tempo também de replantar os sonhos e re- cultivar as relações entre nós. Que possamos deixar bem claro para todos que nossos adversários não estão no sindicato ou na escola. Não é o c0lega docente ou o estudante.

Precisaremos descontruir os antigos ranços e preconceitos, estreitar laços com o movimento estudantil e popular, com as lideranças comunitárias de vilas e favelas, com os pais, com a sociedade civil e com outros sindicatos. Eis nossa tarefa mais urgente.

Agradeço mais uma vez o apoio e o voto dos que confiaram na chapa 1. Espero participar da diretoria e retribuir a confiança de cada um com trabalho.

Parabenizo também aos colegas das outras chapas pelo bom nível da disputa. Agora, terminada a eleição, somos novamente um só sindicato e uma só categoria. É o que acredito e o que procurarei defender!

Prof. Geraldinho - IMACO - Noturno.

6 comentários:

Anônimo disse...

Professor Geraldinho, sabemos de antemão que o número de pessoas ligadas à chapa 1 vai abaixar na diretoria porque a disputa foi entre três, portanto a chapa não representará mais a maioria no sindicato. Acho ótimo, porque sempre é bom ter vários segmentos.
Na labuta pela entrada, espero, sinceramente, que o seu nome seja escolhido. Já está passando da hora de termos gente "nova" lá, além de alguns mais antigos que agradam a categoria. Você gostará da empreitada. E nós, filiados, nos sentiremos representados.
Obsevação: na minha época de sindicato (1997-2000) eu auxiliava nas regionais Leste e Centro-Sul. Foi uma época boa, principalmente para a Leste, há anos abandonada.
Boa sorte!
Modesta.

Professor Público disse...

Ops! Engoli o "r" na palavra observação.Perdoe-me.

Professor Público disse...

Caro prof. Geraldinho,

ficarei tb satisfeito se compor o grupo de nomes que entrará nesse sindicato, mas aposto que isso não se dará porque os conchavos políticos nunca seguem o bom senso, a representatividade, o equilíbrio de correntes; senão a interesses específicos, partidários, conchavos mesquinhos, trampolim para a câmara de vereadores etc: enfim o poder pelo poder. Eu sou um dos que deseja se desindicalizar, tal é a decepção que passei. Espero que você possa arejar esse sindicato, espero mais, que façamos outro sindicato que cuide do dia a dia do professor e não nos deixe tão a mercê das regionais. A EMDO onde sou lotado, está vendo o seu ocaso, uma vez que a Regional Pampulha está tornando nossas relações um inferno, tamanha a irresponsabilidade e covardia dessa regional e dos nossos colegas. O coletivo não mais existe ali, se é que existiu. Acho até que a gerente de educação da Regional Pampulha pretende fechar o prédio ou torná-lo mínimo (acredito que para fazer o mesmo que fizeram com a EM Belo HOrizonte) para usá-lo com outros propósitos (Regional etc.). Atente, fecham uma escola e diminuem as turmas quando as estatísticas mostram que a evasão escolar cresceu no país, o nível dos alunos baixou tremendamente. Querem mesmo mamar do FUNDEB e deixar muito pouco para a iniciativa dos professores.

Professor Público disse...

dessindicalizar

Professor Público disse...

Woodson, o seu texto, como sempre, muito bem articulado, porém esses "fenômenos" não estão ocorrendo apenas em sua escola. Na Noroeste, uma escola de grande porte (Padre Edeimar) perdeu algumas turmas. Grande parte dos professores serão transferidos. Na Leste, a E.M. Levindo Lopes, que possui 12 salas bem estruturadas funcionará com apenas cinco. É a municipalização que retardou o "bote", a Escola Plural, ou a construção de novas escolas?! A situação está quase generalizada. O negócio é trabalhar o coletivo. A Escola Municipal tentou por alguns anos, até que desistiu após a posse da atual Secretária de Educação. Até nisto há a indagação: será que a culpa é dela, dos professores(cada um por si e Deus por todos), do sindicato que quase nada defende, ou do sistema?! Modesta.

Professor Público disse...

Parece que tem algo de estranho nisso tudo. O w.f.c falou de uma escola, Modesta citou duas que a população está caindo feio, pelo visto uma delas está indo pro brejo. O sindREDE está sabendo dessas coisas? Quando começar a tomar providência vai ser tarde demais.