Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



terça-feira, 26 de setembro de 2006

O Zero Hora (RS) publica uns artigos interessantes. Veja "Detalhes"

Artigo - Dia 26/9/2006
Detalhes


RUBEM PENZ/ Escritor, citando Roberto & Erasmo

Caro eleitor, não adianta nem tentar me esquecer, pois o voto é obrigatório, sujeito a multas e sanções. E, querendo ou não, durante muito tempo em sua vida eu vou viver o meu mandato, se eleito. Detalhes tão pequenos de nós dois - um mísero voto -, são coisas muito grandes para esquecer. E a toda hora vão estar presidente, governadores e parlamentares para você ver. Se um outro cabeludo (ou barbudo, ou careca, ou bigodudo) aparecer na sua urna, e isso lhe trouxer saudades minhas, a culpa, na opinião dos analistas políticos, também terá sido sua. Os decibéis infernais do carro de som em pleno domingo e as velhas promessas eleitorais desbotadas, ou coisa assim, imediatamente vão fazer você lembrar, lembrar de mim! Sim, estamos em campanha. Como acontece sempre nesse momento, eu sei que outro deve estar usando o horário eleitoral para falar palavras de amor ao seu ouvido. Assim como eu, é claro! Mas eu duvido que ele tenha tanto amor ao poder - e até os erros do meu português ruim. E é nessa hora que eu desejo do fundo do meu coração: você vai lembrar de mim! À noite, envolvido no silêncio do seu quarto, antes de dormir, você procura o meu retrato. Mas no santinho não sou eu quem lhe sorri: hoje em dia existe algo que se chama photoshop. Com ele, pareço mais jovem, mais bonito, mais sedutor - até mais honesto! Mas você vê o meu sorriso mesmo assim (ao menos é o que garante o meu marqueteiro). E tudo isso, de acordo com os profissionais de propaganda, vai fazer você lembrar, sempre lembrar de mim. Se alguém tocar suas convicções políticas como eu, não diga nada. Não vá dizer meu nome sem querer nas pesquisas eleitorais erradas - corre-se o risco de não acreditarmos mais nesses infalíveis institutos. Pensando ter a certeza de votar no candidato ideal neste momento, desesperado você vai até o fim. Mas até nesse momento (e graças à movimentação da militância do meu partido pelas ruas) você vai lembrar de mim. Eu sei que esses detalhes chamados de voto vão sumir na longa estrada do tempo que transforma todo mandato executivo ou legislativo em quase nada. Mas o quase tem sido um detalhe recorrente na história do Brasil. E nosso grande país nem assim parece morrer. Quer dizer, cidadãos iguais a você morrem nas filas de hospitais, em assaltos, em estradas mal conservadas... Mas estes já são outros detalhes. Por isso, de vez em quando a população teima em lembrar de todos nós, políticos - também de mim. Não adianta nem tentar me esquecer Durante muito tempo em sua vida eu vou viver Não adianta nem tentar me esquecer, não, não O voto é obrigatório, bicho!

2 comentários:

Anônimo disse...

Texto digno de nota.

Anônimo disse...

Obrigado por este artigo, bicho!