Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



segunda-feira, 28 de agosto de 2006

"Mãos sujas" - Correio Braziliense - 26/8/2006

O ator Paulo Betti ( e cia) ao sair do gabinete presidencial falou que "política se faz com as mãos sujas", e que ele fazia uma constatação, mas não concorda com a prática.
Afinal, o que é política? Não somos, por excelência, seres políticos?
Caso todos sujassem as mãos para "fazê-la" a imundície campearia pelo Brasil afora. Da maneira como ele coloca, estamos todos socados em um imenso tambor, regurgitando, e misturando excrementos. Caso o artista esteja falando apenas daqueles que representam o povo, mais uma vez peca. Lembremo-nos que Karl Deutsch conceitua política como "o controle mais ou menos imperfeito do comportamento humano, controle que resulta de hábitos voluntários de aquiescência combinados com a ameaça de uma coerção provável". Vide "probabilidade" e, mais tarde, transgressão. Melhor seria se dialogássemos sobre a "relação poder-propósito-caráter" citada também por Deutsch. Aí, jogaríamos de vez no ralo ?as mãos sujas? e seus donos.

Modesta Trindade

4 comentários:

Anônimo disse...

Foi só para defender o candidato dele, do Wagner Tiso e do José de Abreu. Ele continua petista mesmo que precise sujar as mãos.

Anônimo disse...

A carta também foi publicada em outros jornais do Brasil

Mãos sujas
O ator Paulo Betti principiou missiva endereçada à "Folha de São Paulo" da seguinte forma: "Em respeito ao leitor..." e depois vem nos explicar que, na frase "política se faz com as mãos sujas", ele fazia uma constatação mas não concorda com a prática. Afinal, o que é política?

E respeito? Não somos, por excelência, seres políticos? Caso todos sujassem as mãos para fazê-la, a imundície campearia pelo Brasil afora. Da maneira como ele coloca, estamos todos socados em um imenso tambor, regurgitando e misturando excrementos.

Caso o artista esteja falando apenas daqueles que representam o povo, mais uma vez peca.

Lembremo-nos de que Karl Deutsch conceitua política como "o controle mais ou menos imperfeito do comportamento humano, controle que resulta de hábitos voluntários de aquiescência combinados com a ameaça de uma coerção provável".

Melhor seria se dialogássemos sobre a "relação poder- propósito-caráter", citada também por Deutsch. Aí, jogaríamos de vez no ralo "as mãos sujas" e seus donos.

Modesta Trindade Theodoro
Professora Aposentada
Belo Horizonte

Anônimo disse...

Carlos Vereza se pronunciou no Jornal O Globo sobre a postura de Wagner Tiso, Paulo Betti e outros. Além de falar sobre ética, diz que "Os intelectuais, ao se pronunciarem assim, eximem-se do papel de sujeitos argutos e decisivos. Distanciam-se deste papel quando simplesmente repetem o senso comum.". (A carta do ator foi publicada no dia 29/8/2006).

Anônimo disse...

Ainda bem que ainda tem muitos artistas que não bandeiam pro lado do PT e deixam isso claro. Acho que aqueles que saíram do gabinete falando que todo mundo tem mão suja sujaram as mãos e devem ter levado algumas promessas por conta.