Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Reunião de representantes - dia 08

REUNIÃO DE REPRESENTANTES DE ESCOLAS:


DIA 08/02/07, QUINTA-FEIRA, NA SEDE DO SIND-REDE

MANHÂ: 08 HORAS;

TARDE: 14 HORAS;

NOITE: 18:30 HORAS;

PAUTA: ENSINO MÉDIO; CALENDÁRIO 2007; LIBERAÇÕES SINDICAIS; CAMPANHA SALARIAL 2007;

Prof. Geraldinho
E. M IMACO e Diretoria Sind-REDE

domingo, 4 de fevereiro de 2007

Jornal Estado de Minas - 04.02.2006

Prefeitura - Nenhuma escola de BH será fechada

Lia Lombardi - Gerente de Comunicação Social da PBH - Belo Horizonte

"Em resposta às carta das leitoras Gislane Gana e Cristiane de Oliveira, a Prefeitura de Belo Horizonte informa que reservou 10 dias do calendário escolar para a formação profissional e planejamento de atividades, o que não implica em aumento da carga horária do professor. A nomeação de diretores e vices das escolas municipais e unidades de educação infantil foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), dia 20/1. Dos 384 eleitos pelas comunidades, sete aguardam julgamento de processos (Portaria 147/06) que viabilizam a candidatura aos cargos de direção. Mais: a PBH não vai fechar nenhuma escola e a transição dos alunos do ensino médio para a rede estadual dar-se-á de forma gradativa. E nenhum professor vai perder o emprego, porque são todos concursados, efetivos e estáveis."

sábado, 3 de fevereiro de 2007

É mole?

E hoje saiu uma matéria horrorosa no Estado de Minas dizendo que os professores do estado resolveram aderir aos da prefeitura, e só começarão as aula em 5 de fevereiro.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

É FOGO.

Não é brincadeira. O início do ano 2007 é bastante ilustrativo sobre os métodos rasteiros utilizados pela Administração contra os professores desta rede municipal.
Retornamos às Escolas, em clima de castigo, com o aumento abrupto de nossa carga horária, que se estendeu pelo mês de Janeiro. O aumento da jornada, como se isso só já não bastasse, vem acompanhado de uma convocação arrogante e autoritária. Fomos surpreendidos, em nossas casas, com uma convocação intimidatória. A Dinâmica sugerida pela SMED nos cursos de formação dos dias 31 de Janeiro e 01 de Fevereiro seguem a lógica da repetição, da mesmice, do burocratismo e do vazio. Nada de novo, além do exercício da prepotência dos burocratas de plantão, que querem mesmo, sistematicamente, é nos ferrar. Pura pirraça e demonstração de força. Além do mais, querem que façamos outra vez, papéis de palhaços. Acha que é exagero?? Pois não é. Antes dos encontros com o pessoal das GEREDS, recebemos nas Escolas, uma horrorosa "Agenda do Professor". Muitos colegas, inocentes ou iludidos, se alegraram com o presentinho de início de ano, que a Prefeitura e a Sra. Maria do Pilar, mandou para os professores, com cores vibrantes e material de boa qualidade, para que possamos lembrar sempre que nosso calendário, desta vez, conseguiu superar todos os antecessores, em tamanho. A Agenda, neste sentido, é um marco. Um marco da humilhação, a que historicamente, vimos sendo submetidos. Para coroar a tentativa de afrontar, abater, o Prefeito e a Secretária, assinam uma carta dirigida aos educadores da cidade, onde afirmam que: " A agenda que colocamos em suas mãos objetiva facilitar o planejamento, levando em conta os compromissos e as reflexões que o ato de educar implica. (...) Com a agenda, reafirmamos o compromisso com a educação de qualidade que estamos construindo na escola pública municipal." Perceberam caros e nobres colegas? Querem fazer chacota. Imagine a frustração daqueles pobres coitados que um dia se iludiram com o abono recebido no ano passado. Sobrou uma agenda. Não podemos permitir que a construção de uma escola pública de qualidade, se dê através do aumento da jornada dos professores e de agendas que caçoam de nós. Talvez fosse interessante se pudéssemos, em um organizado ato público, devolver para o Prefeito e para a Senhora Secretária, todas as agendas recebidas. Um grande ato, onde centenas delas pudessem ser devolvidas, ou quem sabe, até mesmo, queimadas. Talvez fosse uma demonstração de que não nos vendemos por tão pouco e que não podemos mergulhar tão raso. O fogo ilumina e purifica. As chamas reanimam a alma. Lancemos as cinzas ao vento.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

REUNIÃO DO ENS. MÉDIO NO IMACO - NOTAS...

Ontem, na reunião do Ensino Médio no IMACO com a SMED, os docentes do Barreiro e de algumas outras regiões da cidade comunicaram a decisão da categoria de iniciar o dia primeiro com alunos e a adesão de boa parte das escolas a esta deliberação. Isto não quer dizer, creio eu, que a maioria das escolas vá cumprir, mas que parcela considerável vai, criando um problema para a PBH: o ano letivo não iniciará num único dia em toda a RME.

Denunciamos também o autoritarismo de PiLLar, SMED e PimenteLL que anunciaram portaria sobre calendário no apagar das luzes do ano de 2006, para evitar reações da categoria e o anúncio extemporâneo de encerrar o ensino médio na REDE PELA IMPRENSA, sem conversar com pais, estudantes, trabalhadores e sequer com o Conselho Municipal de Educação.

Quanto a portaria, cremos que o que está por trás é a vontade da PBH de diminuir os dias de recesso até o mínimo permitido: 45 dias anuais. Aumentaria-se assim os dias trabalhados sem nenhum acréscimo ou reajuste salarial. Querem de quebra anular a bobagem que fizeram ao inviabilizar as reuniões pedagógicas.

Outra coisa importante foi a denúncia da não liberação dos dezoito diretores sindicais do Sind-REDE eleitos democraticamente, tratamento diferente do que a PBH dispensa aos sindicatos mais afinados com sua política, como o Sind-UTE Estadual.

A representante da PBH, ex-professora Áurea, disse desconhecer se o Sind-REDE tem filiados o que é uma contradição, pois se eles - PBH - apontam a liberação de sete diretores baseando-se no alegado número de filiados, como afirmar que desconhecem A EXISTÊNCIA DE FILIADOS?

Esta representante da PBH, ex-professora Áurea afirmou se sindicalista e filiada ao Sind-UTE estadual. Debitou na nossa conta o fato de não termos negociação ainda com a PBH. Tem base?

Entre outras bobagens e contradições ditas na chamada noite de formação proposta pela SMED uma pérola: a SMED teria sido tão autoritária quanto o Sind-REDE, pois o sindicato teria anunciado o início do ano letivo para dia 01/02 ISOLADAMENTE numa assembléia.

Traduzindo: para defender a PBH, ela reconhece o autoritarismo da mesma, confunde reunião coletiva da categoria com tomada individual de decisão e apela para falácia muito usada por políticos ao estilo Maluf: atacar para não responder a uma crítica. É muito para uma ex-sindicalista, não? Mesmo se considerarmos a forja na qual a ex-professora foi moldada....

Prof. Geraldinho - direção colegiada do Sind-REDE e E. M IMACO