Caros colegas, recebi esta mensagem e creio que vale a pena investigar....
O PT de Minas Gerais e a PBH manipulam pesquisa informal feita através da Internet e enganam a população
No último mês, o Partido dos Trabalhadores de Minas publicou anúncios em jornais e espalhou um grande número de "outdoors" em Belo Horizonte para propagandear que o prefeito da Capital, Fernando Damata Pimentel, havia sido eleito o "Melhor Prefeito do Brasil", o "Melhor Prefeito da América do Sul " e o "8º Melhor Prefeito do Mundo".
Os fatos, no entanto, revelam uma vergonhosa fraude, uma tentativa infantil de manipular as informações, tendo como objetivo a autopromoção, e expõe a falta de seriedade na condução da administração pública.
Uma análise mais cuidadosa das informações a respeito do " Prêmio World Mayor", uma criação da organização não-governamental londrina City Mayors (www.citymayors.com ), que destaca "o melhor prefeito do mundo", verá que não existe a distribuição alguma de título de "Melhor Prefeito" por país ou mesmo por continente. Não há, por exemplo, distribuição de títulos para o "Melhor Prefeito da África" ou para o "Melhor Prefeito da América do Norte", ou para o "Melhor Prefeito da Nigéria" ou para o "Melhor Prefeito do Iraque" e assim por diante.
A forma como foi feita a divulgação pelo PT mineiro leva os mais desavisados a acreditarem que houve realmente um processo de análise técnica e científica, baseada em indicadores formais e oficiais, com a devida comparação entre as ações políticas e administrativas de todos os prefeitos brasileiros e de todo o continente sul-americano. O que, como se pode facilmente comprovar, nunca foi feito.
Outro fato que chama a atenção é que a inscrição de candidatos é feita da forma mais livre e aberta possível, através da Internet. Isso quer dizer que as inscrições do prefeito de Belo Horizonte, de São Paulo ou de Jacutinga ou "Pindorama" podem ser feitas da mesma forma, para inflar egos ou dados estatísticos.
Não há exigência nem mesmo para que o responsável pela inscrição registre o seu e-mail de postagem, é opcional (registra-se quem quer). Basta que o internauta acesse a página e deixe lá o nome do prefeito, a cidade que ele administra e aponte um resumo com informações que justificariam a premiação. Aliás, as inscrições para a versão do prêmio "2006" já estão em aberto. Entre lá e indique um agora, caso queria.
O passo seguinte do processo de seleção também é tão livre e aberto quanto à inscrição dos candidatos. Após uma análise deste breve histórico, o corpo dirigente seleciona os "finalistas", que em 2005 foram 65 candidatos.
No ano passado, foram considerados "finalistas" do Brasil os prefeitos de BH, Fernando Pimentel, e o do Rio de Janeiro, César Maia. Quantos outros brasileiros se inscreveram ou foram inscritos? A ONG não informa.
A partir daí, a lista fica em aberto para consulta e votação. Vota-se quantas vezes se quer e não há um programa de auditagem, assim como fica em aberto a inscrição de quantos candidatos queira o internauta fazer.
No entanto, esta história tem aspectos ainda mais insólitos e interessantes. O material de divulgação desta "premiação" produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte, entrevistou o dirigente da City Mayors Tann Vom Hove, editor e publisher, com atuação em Londres (Inglaterra), especialista em economia e governo, que, evidentemente, enalteceu as qualidades do prefeito mineiro.
A Assessoria de Imprensa do prefeito deixou de ouvir, outro importante diretor desta entidade, o Senhor Rodrigo M. Queiroga, relacionado como correspondente na América do Sul. Certamente fez isso para que o público não conhecesse um aspecto "interessante" do concurso: um dos 16 membros desta ONG é um brasileiro. Mora onde? Em BH. Trabalha onde? Na Prefeitura de Belo Horizonte. Em que área? Na Prodabel ? Companhia de Processamento de Dados da Capital.
A Assessoria de Imprensa não precisaria fazer uma chamada internacional para entrevistar um dirigente da ONG, bastaria apenas ligar no ramal interno da própria municipalidade.
Deve-se destacar, ainda, que o Rodrigo M. Queiroga ocupa cargo na Assessoria da Presidência da Prodabel e, em seu currículo, destaca-se como especialista em inteligência artificial e em tecnologia da informação. A Prodabel, vale ressaltar, é uma empresa que centraliza a gestão e a programação de milhares de terminais de computadores da Prefeitura, todos evidentemente conectados à Internet.
Cabe agora, ao Ministério Público, uma investigação para sabermos se o patrimônio público foi utilizado indevidamente na promoção pessoal do Prefeito petista Fernando Pimentel.
A primeira série de outdoors trazia apenas a assinatura do Partido dos
Trabalhadores (PT).
A segunda série de outdoors traz, além da assinatura do PT, o endosso
dos demais partidos que dão sustentação ao prefeito na Câmara Municipal.
"¿Cómo va el arte a mover a los hombres, si él mismo no es afectado por el destino de ellos?"
Bertold Brecht
Visite meu blog: http://felicidadeclandestina.zip.net
__________________________________________________
Abraço. Prof. Geraldinho
IMACO - noite
Professor, publique aqui!
Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr
Se for REGISTRADO publique aqui
Não é registrado no blog (registre aqui)
quinta-feira, 8 de junho de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário