Professor, publique aqui!

Para publicar nesse blog envie E-mail p\ blogdoprofessor.postar@blogger.com Cc peutzenfc@yahoo.fr

Se for REGISTRADO publique aqui

Não é registrado no blog (registre aqui)



terça-feira, 20 de setembro de 2005

Serviço público no reino animal ou a fábula onde se gasta uma fábula

QUALQUER SEMELHANÇA COM A REALIDADE É
APENAS MERA COINCIDÊNCIA....


A Formiguinha Feliz...

Todos os dias, bem cedinho, a Formiga produtiva e feliz chegava ao escritório na Secretaria Municipal. Ali, transcorria os seus dias, trabalhando e cantarolando uma velha canção de amor.
Era produtiva e feliz, mas não era supervisionada. O Marimbondo, diretor geral, considerou o fato impossível e criou um cargo de supervisor, no qual colocaram uma Barata, inseto do partido e com muita experiência em serviço público.
A primeira preocupação da Barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga e colocar uma catraca eletrônica, além de preparar belíssimos relatórios.
Bem depressa se fez necessária uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e, portanto, empregaram uma aranhazinha, prima da Barata, inseto também de confiança, que organizou os arquivos e se ocupou do telefone. Enquanto isso, a formiga produtiva e feliz trabalhava e trabalhava. O Marimbondo, diretor geral, estava encantado com os relatórios da sua Barata (também boa de serviço), e terminou por pedir também quadros comparativos e gráficos, indicadores de gestão e análise das tendências.
Foi, então, necessário empregar uma Mosca para assessorar o supervisor, e foi preciso um novo computador com impressora colorida. A mosca havia apoiado o Marimbondo na sua última campanha. Logo era competente. A Formiga produtiva e feliz parou então de cantarolar as suas melodias e começou a lamentar-se de toda aquela movimentação de papéis que tinha de ser feita.
O Marimbondo, diretor geral, concluiu, portanto, que era o momento de adotar medidas drásticas: criaram a posição de gerente 1 da área onde a Formiga produtiva e feliz trabalhava.
O cargo foi dado a uma amiga de um vereador, por sua vez amigo do diretor geral, uma Cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial. A nova gerente de área - claro - precisou de um computador novo, e quando se tem mais do que um computador, a Internet se faz necessária. A nova gestora logo precisou de uma assessora (sua assistente na empresa pública anterior) para ajuda-lá a preparar o plano estratégico e o orçamento para a área onde trabalhava a Formiga produtiva e feliz.
A Formiga já não cantarolava mais, e cada dia se tornava mais irascível. - Precisaremos pagar para que seja feito um estudo sobre o ambiente de trabalho um dia desses, disse a Cigarra. Mas um dia, o gerente geral - ao rever as cifras - se deu conta de que a unidade na qual a Formiga produtiva e feliz trabalhava não rendia muito mais.
E assim contratou a Coruja, consultora prestigiada da UFMC, Universidade Federal da Mata das Corujas , onde só entravam corujas para os cursos de Mestrado e Doutorado, para que fizesse um diagnóstico da situação. A Doutora Coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um relatório brilhante com vários volumes e custo de vários milhões, que concluía: : - Há muita gente nesta empresa e os que aqui trabalham, são mal remunerados. E assim, o gerente geral seguiu o conselho da consultora e demitiu a Formiga, por que andava muito desmotivada e aborrecida... e concedeu reajuste de 59% para os demais trabalhadores (sic). E todos foram felizes para sempre... pelo menos até as próximas eleições.

Adaptação. Prof. Geraldinho de Paula Corrêa - IMACO- terceiro turno.

Nenhum comentário: